Esse jogo foi feito com a filosofia de mudar todos os aspectos do que existia nos MMOs da época. Os desenvolvedores notaram como o genero ficou estagnado pós WoW e os mmos asiáticos que também estavam fazendo sucesso. Pode não ser o MMO mais falado por aí fora, mas certamente tiveram sucesso no que se propuseram e influenciaram bastante o gênero, o que pode ser visto em outros mmos como Elder Scrolls Online, Archeage que pegou emprestado um pouco da identidade visual e WoW que pegou alguns sistemas.

Eu poderia passar horas descrevendo as possibilidades de build de personagens, como ele tem um gameplay de mundo aberto "endgame" que FUNCIONA, com meta-eventos e mapas que até hoje são bem populados (algo que eu sinto falta em todo mmo que jogo), os sistemas de mastery e exploraçao que maioria ja ta cansada de saber mas vou ser breve e comentar apenas um pouco da história.

A história do jogo base pra quem tá chegando na franquia com esse jogo não é boa, te joga no meio de um monte de personagem do nada, não tem muitos momentos memoráveis, é mecanicamente precário e arrastado em várias partes pra no último minuto ser muito rápido.
Pra quem conhece desde o primeiro Guild Wars as coisas ficam mais interessantes, pois você quer ver como o mundo mudou, o que aconteceu com as raças e como é Orr, um continente que você só ouviu falar antes.

Outro grande problema do jogo é o Trahearne que tira um pouco do protagonismo do seu personagem (o que eu acho ok pois seria estranho do nada você comandar tudo, que nem você faz com sua ordem), mas de uma forma pouco natural pois ele não é bem apresentado para qualquer raça que não os Sylvari. O que acaba sendo minha recomendação pra quem liga pra história, jogue de Sylvari em algum momento!

E aí chegamos nas Living World.
Aqui eu deixo uma nota que eu tinha o jogo desde que saiu em 2012, mas nunca tinha passado do fim do jogo base pois eventualmente tiraram a Living World 1, o que tornava a história impossivel de acompanhar a não ser que você procurasse no Youtube. Demoraram mas felizmente ano passado retornaram com esse conteúdo e agora posso dar o devido valor ao jogo.
E é muito bom, finalmente temos um grupo apresentado com calma e que você consegue se sentir parte, temos um vilão com seus propósitos e que serve pra botar a história pra frente, temos mapas com gameplays diferenciados com dungeons públicas e por aí vai.

Em suma, um jogo com gameplay maravilhoso e que só vai melhorando com as expansões. A história base não é nada demais, as vezes até chatinha dependendo das suas escolhas mas nada que te faça querer skippar e logo chega na Living World que aí te fisga de vez.

Reviewed on Nov 26, 2023


Comments