esse jogo exala um certo tipo de sexualidade que não é comumente explorada: ela exige certos rituais, atenção, até beleza, mas é completamente desprovida de ego. nada é performativo. percebi que eu não tenho muita afinidade com os grandes jogos de ação dos nossos tempos (bayonetta, dmc) em partes justamente porque eles são extremamente performáticos, os personagens se comportam de forma titilante, confiante, e sabem que há uma câmera ali os assistindo — suas frases são ditas para alguém ler, seus movimentos são feitos para alguém assistir, e até mais: para alguém controlar. é nossa responsabilidade ou afirmar o dante ou fazer ele ser um mentiroso, mas todos os comandos são expressões de ideias dos personagens, toda virada é auto-consciente; um espelho de teto no motel, a gravação de celular, o culto à própria performance.

o ryu não atribui uma moral aos seus movimentos: se você não fizer o que o jogo quer, você não passa, e se você passou, é porque fez o que o jogo quer. não importa quantos itens de cura usou, quantas flechas de fogo, quantas vezes a Alma te matou com uma coluna de mármore (e a igreja ainda se manteve em pé): se foi, foi. ele te tranquiliza mostrando que nem toda vez vai ser tão boa assim, mas que o ato de se despir já é coragem o suficiente e comunica infinitas passagens. não acredito que seja uma eficiência clínica, mas confiante. é impressionante intrínsecamente conseguir jogar, sem a parte extrínseca do rank e dos combos; seja greater ninja ou ninja dog, a parte importante é ninja.

aquela citação da phillys diller do "never go to bed angry; stay up and fight" alcança outros significados aqui, demonstrando certa intimidade com o processo que permite tornar o que é sexy em algo rotineiro, menos preocupado em impressionar e mais preocupado em comunicar que mesmo que dessa vez não dê certo é só tentar de novo.

em 2015 eu argumentei que o ninja gaiden original era o primeiro jogo que poderíamos usar para impressionar um interesse amoroso, e agora consigo dizer que o ninja gaiden black é casar com ela.

Reviewed on Nov 12, 2023


3 Comments


1 month ago

quando tu vai fazer a boa e jogar Ninja Gaiden II pra argumentar que ele serve pra fazer filhos?

1 month ago

@lenz eu só posso escrever sobre o que sei, então vou me abster até ter uma criança a caminho

1 month ago

vai adiar o melhor jogo de ação da história até ter filho... crl...