Curiosamente, achei ele o mais difícil de julgar da trilogia. Eu tinha essa impressão de que o 2 e o 3 eram muito superiores ao 1 mas rejogando eles, eu não acho que é mais tão simples.

Esse jogo tem os momentos mais empolgantes da série, sem dúvida. A maneira como você vai encerrando capítulo atrás de capítulo de coisas que você vem lidando desde o começo dessa história é ao mesmo tempo fenomenal e meio anti-climático. Fenomenal porque, na minha opinião, a sensação é que você realmente fez aquilo que você julgava certo desde o começo. A sensação de agência aqui é enorme. Mas meio anti-climático porque parece extremamente episódico. Você resolve um conflito absurdamente importante e é isso, vê uns e-mails e escuta uns diálogos sobre as repercussões das suas escolhas. Aqueles personagens meio que só somem pro resto do jogo e já era, foi só algo que passou. Apesar desses momentos serem algumas das coisas mais empolgantes que eu já joguei, depois de algumas horas fica fácil esquecer que você passou por eles.

Outro problema que eu tive é o quanto eles aprofundam em elementos de jogo de ação genérico. Turrets pra você subir e fuzilar ondas de inimigos genéricos acontecem com MUITA frequência e toda vez é extremamente idiota. Tem sempre um monte de soldado genérico do seu lado que podia fazer isso mas todo jogo da época tinha uma metralhadora pra você fuzilar uns inimigos então aqui também tinha que ter. Tem até a famosa cena de você no "helicóptero" fazendo de conta que precisa atirar em algo que não faz diferença alguma. Você chega num lugar e aparece uma arma enorme que vai explodir metade da tela pra você eliminar um robô gigante. Toda missão termina numa "boss fight" onde você só mata mais uns dos inimigos que você já matou um monte de vezes. Em alguns momentos você até sobe num mecha pra explodir os mesmos soldadinhos genéricos de novo porque você precisa muito disso pra se sentir super forte e sei lá que porra passa na cabeça dessa galera de jogo de tiro genérico. Me incomoda pra caralho o quanto esse jogo acha que precisa ser Gears of Wars ou Call of Duty. Essas sequências sempre são toscas e completamente desnecessárias. O tom do jogo é de guerra mas você controla um time de 3 pessoas que SEMPRE está em missões furtivas enquanto seus aliados tão chamando atenção. Mas sempre acaba com você tendo que pessoalmente explodir ou fuzilar tudo porque se não não é um jogo bom, né? Além de que eu tenho certeza que eu matei mais gente que os Reapers. É simplesmente impossível a quantidade de inimigo que esse jogo cospe na sua cara, especialmente os inimigos humanos.

O rant é pesado, eu sei, mas não é o maior problema do mundo. Me faz questionar se eu gosto mais dele do que do 1 simplesmente pela quebra absurda de imersão que esses momentos e as ondas infinitas de inimigos geram.

Sobre DLCs, joguei elas pela primeira vez aqui. Omega e Leviathan são BEM legais. A Citadel trás um fanservice absurdo que eu adorei, tirando a história da DLC que é bem ruim. Total fanfic sem sentido algum e embora eu entenda que todo o tom da DLC era pra ser engraçado e besta, nenhuma das premissas dela faz sentido e dizer "ah era pra ser engraçado" não justifica a péssima escrita. Mas se você se importa com os personagens do jogo, ainda vale muito a pena só pelas horas de conteúdo que você ganha de recompensa depois.

Eu não acho nenhum dos finais realmente satisfatórios no fim das contas. Todos parecem exagerados, como se eles já tivessem sido planejados a algum tempo e só não conseguiram amarrar bem as pontas pra justificar como chegar lá. Eu ainda acho o tom apropriado, só não me convence tanto.

O jogo é muito bom sim. Eu tendo a pontuar coisas que não gostei porque é muito mais fácil reclamar do que elogiar. Mas eu só posso imaginar a dificuldade de finalizar uma saga como essas. Não acho que tem escolhas fáceis para se fazer no lugar dos devs. Eu amei passar cada segundo com meus personagens favoritos e a escalada do drama é absurda e emocional. É uma boa conclusão para essa história. E eu meio que preferia que não tentassem dar uma sequência porque eu não acho que exista mais uma BioWare com a sensibilidade para fazer jus ao que essa trilogia conseguiu alcançar.

Reviewed on Feb 19, 2024


1 Comment


2 months ago

Só para esclarecer, porque eu acho que me comuniquei mal ao reclamar de elementos de jogos mais focados em tiro. Eu não acho que essas coisas em sí sejam necessariamente RUINS. No geral eu acho meio entediante e desnecessário mas principalmente acho que tem jogo onde isso faz sentido e esse aqui definitivamente não é um deles. Nenhum desses momentos avança a história em absolutamente nada, só são uns trechos de gameplay deslocados que alguém arbitrariamente decidiu por ali. Você chega numa barricada cheia de soldados usando suas arminhas pífias e alguém diz "oh meu deus protagonista precisamos que você use aquela metralhadora para nos proteger das ondas de inimigos" enquanto os soldadinhos que tão ali podiam... só usar ela... mas enfim, podem curtir seus helicópteros e metralhadoras, eu que sou chato mesmo.