Bem, por onde começar essa aventura no mundo steampunk de assassin's creed syndicate (muitas vezes desprazerosas), esse jogo é o ápice de uma boa ideia feita de forma medíocre, esse tipo de mundo aberto e a ideia de ter que dominar os locais e acabar criando sua própria gangue é uma boa ideia para aumentar a vida de um jogo e o fator replay, porém ela foi feita de forma tão simples aqui, que fica nítido que foi algo que não teve seu devido tempo ou cuidado para ser feito, não aproveitaram em nada dessas ideias que, no final, acabaram sendo só coisas chatas de se fazer no geral, tendo os mesmos 5 desafios para dominar todos os locais de um mapa exageradamente grande, o que não achei ruim, a parte do parkour e a locomoção do jogo é muito dinâmica, é divertido fugir de carroça e lutar contra os inimigos na cavalaria, o aspecto suburbano e sujo do jogo ajuda muito na ambientação que o jogo quer passar, que inclusive é decente sim, e essa ambientação inclusive casa muito bem com a história do jogo, que eu achei boa e bem feita (tirando aquele final horroroso).

Bem, a história do jogo é bem condensada e apresentada nesse mundo steampunk, que passa muito bem essa estética de revolucionários (aliás, melhor que os outros assassin's creed) que deixa a história bem mais divertida de acompanhar, amo essa estética. O texto bruto em si do jogo não é algo extraordinário ou insanamente bom, mas as entrelinhas e histórias paralelas firmam e dialogam com a gente muito bem a mensagem que o jogo quer passar.

A música tem seu estilo, mas, sinceramente, pra mim não passou um charme da época, parece muito mais uma música genérica tentando reproduzir as músicas de época do que realmente uma sinfonia original das músicas antigas, porém, tem sim umas que se salvam (as músicas de fuga e a música da infiltração do final do jogo).

Gameplay tem seus altos e baixos, o stealth desse jogo é meh, mesmo sendo ruim em comparação aos outros, ele tem alguns momentos que é divertido ficar vendo a animação dos personagens matando no stealth e tem seu charme. A gameplay de combate é horrorosa, desculpa mas isso não vou deixar isso sair daqui livre, é basicamente apertar 3 botões, completamente maçante e tediosa, além de não ter dificuldade nenhuma, não tem graça de ficar vendo as animações ou algo diferente, é só umas lutas chatas e sem estilo que você fica 30 segundos atacando até o inimigo morrer, realmente insuportável o combate desse jogo, a grande biblioteca de armas não ajuda em nada na diversificação do combate, pois além de ter apenas 3 tipos de armas, as outras versões delas apenas aumentam o dano, patético. A mobilidade desse jogo é excepcional, isso é um dos maiores pontos do jogo, é muito divertido ficar pulando sem rumo pela cidade e apenas explorando por cima dos telhados, se sentindo livre e pegando um vento, dirigir a carroça não é ruim também não, é bem fácil de controlar e o combate dentro dele é bem divertido também, a mecânica de subir no teto e conseguir pular em outras cavalaria é algo que eu achei bem legal, mesmo sendo bem travada essa mecânica, afinal o jogo inteiro é travado. Já que estamos falando de travado, vou reclamar de algo que me incomodou em alguns momentos, a falta de fluidez nos controles e nas animações, muitas vezes você fica preso em um local pelo controle do jogo ser mal feito, ou tem que lidar com diversos inimigos em um combate com seu personagem totalmente travado naquele combate horrível do jogo, fluidez é uma das coisas que mais faltou nesse jogo com toda certeza.

O mundo aberto, mesmo sendo vazio e com praticamente nada pra fazer além de repetir os mesmos eventos de sempre, é divertido de se explorar e descobrir mais sobre o mundo, ele é bem grande e, mesmo não parecendo, o design dos locais não é só um repeteco, tem locais com paisagens e estruturas diferentes pelo mapa, o que eu achei bom para recompensar o jogador pela exploração, porém faltou muito mais amor nesse mapa, não tem interação alguma além de todas que você já viu nas primeiras horas de jogo.

As boss fight são horríveis, sério, todas são horríveis, nenhuma foi minimamente divertida ou diferente, tudo foi claramente de forma tão porca que, todo boss tem basicamente a mesma estrutura, você dá 3 ataques e contra ataca 1, o jogo faz você ficar contra-atacando o boss por 10 segundos e você repete isso até matar o boss, e pronto! você jogou todos os bosses de assassin's creed syndicate! genial, não é mesmo?

Os cenários e a ambientação do jogo eu achei a cereja do bolo, todo o design do jogo passa uma vibe muito boa steampunk que realmente te deixa vibrado em quão lindo é essa estética do jogo, essas máquinas a vapor e esses design mais antigos em um mundo tecnicamente evoluído é realmente muito legal e divertido de se jogar e ver.

Em suma, esse jogo tinha diversas coisas para serem bem aproveitadas ou feitas com mais trabalho, mas, no final apenas deixou-me decepcionado por tantas ideias jogadas fora e mal utilizadas.. graças a pressa de lançar um novo jogo o mais rápido possível, Ubisoft como sempre se esforçando para fazer um péssimo trabalho, nada tão difícil de se esperar.

Reviewed on Oct 28, 2023


Comments