Tomb Raider é um caso a parte, muitas coisas boas colocadas em um jogo só e muitas coisas ruins e pedantes.

A ação é dinâmica e realmente boa, as sequencias de ação são bem pensadas e realmente dão uma sensação de ação e uma sensação de agonia, te deixando bem imerso nessas situações, eu já não posso dizer o mesmo sobre os combates...

Os combates são muito pedantes e sem graça e prolixos, ou seja, são arrastados e se repetem muito, o combate corpo a corpo é sem graça e não tem variação quase que nenhuma.
O combate stealth até que tem o seu valor de divertimento em algumas situações, porém muitas vezes os inimigos são posicionados de formas que é, impossível você agir de forma verdadeiramente stealth (sem ninguém souber que você está ali), além de, em alguns momentos os caras parecem que tem uma mira térmica que te vê atrás das paredes, mesmo que, visivelmente, eles não tem visão alguma sobre você, a gameplay de stealth é bem injusta em diversos momentos, grande parte por causa do mal posicionamento de inimigos no mapa e dos personagens terem os olhos abençoados que vêem por trás das coisas, mas em momentos em que se dá pra jogar stealth, é realmente bem mais divertida que o combate frenético.
As armas tem uma variedade decente, e o sistema de achar cada pedaço de arma é interessante, porém, a gameplay travada misturada com os inimigos genéricos e praticamente idênticos do início ao fim (só muda na parte final, com os cavaleiros, pois de resto é tudo extremamente parecido), não tem graça bater nessa jogo assim como não tem graça dar tiro, no máximo o arco que é minimamente interessante de se usar, de resto o combate é realmente chato.

A exploração desse jogo é um ponto positivo, tendo um mapa consideravelmente grande e coisas legais sobre a história do jogo e até alguns artefatos históricos (ou referências), uma crítica que eu faço é que, poderia ter mais recompensas na exploração, na grande parte das explorações você ganha só itens de craft ou papéis e artefatos que, mesmo sendo legais, não são tão interessantes pra quem quer se divertir no jogo, poderiam ter colocado mais diversidade de recompensas por exploração, e não só esse tipo de coisa "inútil", por esse motivo, o jogo acaba ficando bem linear, já que missões secundárias ou explorar bem o mapa não dá tantos resultados, fazendo a exploração ficar chata e repetitiva.

A movimentação é boa muitas vezes e não é incômoda (como é o combate, por exemplo), ela tem seus momentos travados (como alguns momentos de escaladas), mas nem de longe são ruins, elas são muito divertidas, e realmente dá vontade de ficar por aí só andando e escalando coisas, mesmo o mapa do jogo não ser um mapa que recompense muito o jogador por fazer isso, poucos lugares que você pode sair escalando e brincando do jeito que quiser, e os que tem, são seguimentos de história, o que admito que me decepcionou um pouco, mas, mesmo assim, a movimentação é boa, não posso negar.

Os gráficos são realmente incríveis pra época que esse jogo lançou, expressões faciais caprichadas e realistas, os modelos dos personagens são bons e o mapa é muito bonito, tem diversos momentos nesse jogo que você olha a imensidão que está na sua frente e apenas a admira por um tempo, os cenários são bem ambientados e te deixam ainda mais imerso nesse mundo no qual você foi jogado.

O design dos personagens, bem... alguns tem seu charme como a Lara Croft e o Jacob, a maioria dos personagens importantes é sinceramente, tanto faz, como os vilões e os coadjuvantes que ajudam a Lara em sua jornada.
O design dos inimigos é realmente porco e sem sal, nunca tem seu diferencial, não tem 1 inimigo memorável nesse jogo, até os mais diferentes são genéricos, pecaram demais nisso.
O design do mundo é bom, os locais serem totalmente aventurescos e Indiana Jones vibe eu achei que combinou demais com o jogo e é bem legal como o mundo interage com a Lara Croft na gameplay. O mapa tem muitos bons planejamentos, como nas cenas de ação dinâmica ou em momentos que você tem que alcançar o topo de algum lugar ou chegar a algum lugar usando suas habilidades de parkour, mas também tem momentos completamente horrorosos, como nas áreas de combate e nos puzzles.

A história é sinceramente ignorável e sem sal, não sei se eu teria que ter jogado os outros jogos da trilogia pra gostar da história e entender 100%, mas, já que minha experiência foi com ESSE jogo, eu achei a história bem tanto faz e medíocre, personagens caricatos e sem profundidade, história principal extremamente fraca e vilões ignoráveis, nem a Lara Croft é uma personagem tão interessante nesse jogo.

Ah, btw, esse sistema de micro-transação é ridículo e horrível, Plants vs Zombies total, bizarro...

No geral, o jogo tem momentos bons e interessantes, mas peca muitas vezes em coisas cruciais e interessantes, não indicaria pra alguém que gosta de aventura pra jogar, mas é uma boa pedida se você já jogou a maioria dos bons.

Reviewed on Jan 13, 2024


Comments