O melhor: Todos os conceitos e personagens criados que foram levados adiante pela série
O pior: Uns picos bizarros de dificuldade da metade pro final
Ainda assim: Melhor do que Super Mario Bros. 2 (The Lost Levels)

Super Mario Bros. 2: Doki Doki Panic Edition é responsável por vários elementos que compõem toda a série Mario até hoje, trazendo inimigos como Shy Guy e Birdo, e a possibilidade de escolher entre 4 personagens com habilidades próprias antes de cada fase. Como sequência do Super Mario Bros original, é sem dúvidas uma das mais inovadoras já feitas, e, olhando em retrospecto, foi uma decisão muito acertada da Nintendo americana, que acabou tornando todos os jogos da trilogia Mario do NES bem diferentes entre si.

Dito isso, esse com certeza é o jogo que menos gosto dessa trilogia. Os diferentes personagens jogáveis e jeito que alguns warps são distribuídos nas fases são pontos positivos, mas o level design é muito simples e os cenário são pouco variados, a ausência de power ups além da estrela de invencibilidade também é triste. A mecânica de atirar objetos e inimigos é meio desengonçada, e sinto que as fases finais tem uns picos de dificuldade com uns desafios de plataforma um tanto esquisitos (cavar areia por exemplo, bem chato).

Não que o jogo seja de todo ruim, o visual e as boss battles são bacanas. Mas sinto que esse é o Mario que eu mais aprecio por "valor histórico" do que qualquer outra coisa (tirando obviamente o Mario Bros original de Arcade), além da sempre curiosa história de sua origem.

Reviewed on Aug 25, 2023


Comments