Koudelka é um jogo de RPG que possui uma atmosfera que passa uma sensação similar a Resident Evil, apesar de uma temática mais próxima ao período vitoriano, algo na vibe de Castlevania, mesmo que possua armas e outros equipamentos mais modernos. Tem a ver com o local onde o jogo se passa, que possui um ambiente puxado da arquitetura católica europeia.

O gameplay, infelizmente, é bem lento, com mudanças frequentes de câmera fixa, bem nos moldes dos RE de PS1, e praguejado de combates com animações que demoram a iniciar depois de selecionadas, loadings entre os combates e os saves beirando o insuportável de tão demorados, além de personagens pouco carismáticos. Isso é parcialmente solucionável acelerando o jogo se tiver jogando em emulador.

O combate possui um sistema um tanto confuso, com muitos atributos com múltiplas funções, caindo em velhos problemas de algo complexo demais pra ser bom. Ele também se utiliza de um sistema pouco ortodoxo de grid de batalha, que engana a primeira vista, pois não se trata de um sRPG, trazendo ao invés das convenções clássicas um sistema próprio de regras de movimentação e posicionamento.

Entretanto, a temática diferenciada e o escopo do jogo mixando puzzles e combate chamam a atenção o tornando um jogo bastante peculiar. A história também foge de clichês de RPG e traz algo fora do comum, misturando elementos de mistério, horror e suspense.

Contudo, as qualidades não são suficientes para vencer os defeitos que tornam o jogo bastante maçante e tedioso, resultando em uma experiência desagradável e com poucos momentos e características de destaque.

Reviewed on Nov 27, 2020


Comments