Respeitando o design da época, onde um jogo de 1h-2h poderia levar meses pra ser finalizado em virtude de sua dificuldade, Cold Shadow não faz feio em inúmeros quesitos.

Desenvolvido sob a tutela da própria Disney Interactive Studios, Cold Shadow possui gráficos e animações absurdamente bem feitas, expressivas e divertidas. A personalidade do Donald nos dois papeis que ele desempenha é bem desenvolvida pela excelente animação.

Tanto a animação quanto a trilha sonora possuem diferenças consideráveis entre versões por conta dos hardwares diferentes. Em todas as versões a trilha é bem variada e marcante, ganhando camadas na versão de PC que as versões de console não podem se dar ao luxo.

O jogo é bastante difícil na parte de plataforma, exigindo bastante controle de timing e ainda possui hitboxes bem zoadas no combate. Contudo, o level design é desafiador e criativo. Cada fase possui seu tema e até mecânicas próprias, por meio de obstáculos únicos.

E os designers não se furtam de experimentar e iterar ideias. Especialmente ao explorar as mecânicas das duas formas do Donald, seja como o detetive Maui Mallard, seja como ninja místico Cold Shadow, que possuem elementos próprios de interação com o cenário e combate.

O sistema de password ajuda a manter o progresso pelas fases mais difíceis, mas ainda há seções sem checkpoint que exigem bastante do jogador, e as fases bônus extrapolam um pouco essa exigência.

Em minha experiência, esses setores estragam um pouco a experiência, apesar de saber que são propositalmente exigentes para alongar o tempo de jogo, até a pessoa dominar completamente o gameplay e o level design.

Reviewed on Feb 07, 2021


Comments