Um dos melhores RPGs ocidentais que já joguei

De verdade, quando vi os videos de DAO na internet eu achava ele desinteressante, o combate muito lento e uma gameplay um tanto esquisita, porém eu tava completamente enganado sobre.

Dragon Age Origins segue o mesmo estilo de gameplay de jogos antigos da Bioware, você ve de longe que Baldur's Gate e Neverwinter Nights serviram de inspiração fortíssima pra construir DAO, que na minha opinião é bem mais abrangente e completo.

Seu estilo de combate é complexo e o jogador deve se adaptar e aprender a utilizar cada tática dele, de inicio é casca grossa mas depois que você pega a manha, o sistema vai se tornando bem satisfatório, confesso que de começo eu senti muito sono nas batalhas.

Mas Dragon age não oferece apenas combate como algo incrível a ser observado, seu sistema de gameplay eu diria que é o menos importante do jogo até então, afinal.. temos sua história que da inicio a todo essa trama e nos coloca no mundo de maneira amigável, rápida e calorosa.

Cada companion (personagens da party) do jogo tem uma personalidade própria, uns seguem ideologias e outros nem tanto, o que eu acho interessante é que o jeito deles e seus ideais, não os tornam personagens superficiais, muito pelo contrário, torna eles bem reais.

Em vários momentos do jogo eu me vi como se estivesse lendo um livro, eu gostava mais de um personagem do que do outro, e hora ou outra eu me via mais como um NPC do que como um protagonista de certo, pois havia momentos nas missões que um dos personagens se destacavam mais e eram mais pra frente pra dar sua opinião, sem ligar se vai te ofender ou não.

Discussões políticas nem sempre é algo que atrai muita gente, mas em Dragon Age isso é diferente, suas discussões são interessantes e causa conflito na mente de quem joga, dando um valor a mais as suas decisões.. coisa que eu não vejo em muito jogo cinemático de escolha por ai.. mas enfim.

Sei que pode ser bobo, mas o que eu mais gostei nesse jogo foi o sistema de romance, sério. Tu pode literalmente criar um triangulo amoroso nesse jogo, só toma cuidado pra não fazer besteira e acabar terminando sozinho.

Achei interessante o uso do sistema de aprovação nos personagens, alguns deles podem te ensinar a se especializar em uma parte de sua classe caso tenha uma boa reputação com eles, o que favorece e incentiva ao jogador a ser um bom companheiro com todos ou apenas com um que ensine a área que deseja.

Sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos jogos de RPG, mas ele tem pontos negativos que vieram crescendo mais com o tempo, alguns deles há como resolver através de mods, outros.. só lidando.

O primeiro problema que notei em Dragon Age pra nós que falamos a lingua portuguesa, é que o jogo não tem uma legenda, claro isso na época era algo comum, porém hoje em dia pegar um jogo sem legenda pra jogar é um tanto.. desconfortável, principalmente esse que tem um ponto muito forte nos diálogos e narrações, por isso recomendo fortemente que coloque um mod de tradução em DAO para que sua experiência melhore bastante, o jogo fica bem mais confortável de jogar.

Ignore essa parte se você irá jogar nos consoles

E o seu outro problema que percebi jogando foi a respeito de alguns bugs e crashes que podem ocorrer nos PCs da atualidade, fechamentos inesperados durante o carregamento, quedas de FPS repentinas pra 24, bugs de texturas na folhagem das árvores (elas ficam quadradas que nem um joguin de N64) e entre outros. Eu não sei se esses bugs dão pra resolver através de mods ou não, eu não tentei, mas só sei que incomodaram bastante a minha experiência ao decorrer do jogo, era um saco eu entrar em uma dungeon ou caverna e pum do nada fechar e eu ter de abrir novamente.

Será que vale a pena jogar ele em 2023?

Sim, vale muito a pena, apesar de seu combate hoje já estar datado e seus gráficos não agradarem muito aos olhos de hoje em dia, ele ainda é um RPG que eu diria necessário pra se jogar, sua história, universo, filosofias que ele ensina, são coisas pra se levar pra vida cara, e com certeza depois desse aqui você que estiver aprendendo mais sobre o gênero, vai sacar muito mais das mecânicas dos RPG old school e aprender muito sobre.

Portanto, apesar de seus problemas que vieram com o tempo, DAO vale muito a pena dar uma chance, boa sorte Guardião.

Reviewed on May 30, 2023


1 Comment


1 year ago

Bela review
Eu tive que dropar pq o combate nem no mais fácil clicou comigo, travei numa das primeiras missões justamente por não conseguir interagir com ele, um amigo meu que recomendou o jogo mostrou uma gameplay do console e parece muito mais intuitivo de se jogar, vou ver se tem como imitar o jogo de console no pc e se tiver, vou dar mais uma chance, tua análise animou bastante