⚠ Essa análise foi escrita enquanto o jogo ainda estava recebendo atualizações, portanto, alguns dos problemas que eu citei podem ter sido resolvidos.

Esse jogo foi uma mistura de sentimentos, por um lado o sistema de loja com os itens que você pega na masmorra é muito divertido mas no outro o sistema de combate deixa muito a desejar, vamos dissecar isso.

O combate do jogo é de 4 direções tipo Zelda, o que não seria um problema muito grande se a maioria dos inimigos não fossem limitados a atacar também nessa direção deixando você atacar o ponto cego deles de forma extremamente fácil. Na minha run eu usei a espada grande, não sei se outras armas transformam totalmente a experiência. Esse problema da direção dos inimigos te pega de surpresa quando alguns inimigos de projéteis tem tiros que te seguem (mas seu arco também faz a mesma coisa). Chega até ser injusto como alguns inimigos são mais chatos o chefe da própria masmorra dele.

Mas nem tudo é ruim, a direção de arte do jogo é linda, pixel art bonita, as animações são fluídas, os personagens são bem feitos, o estilo chibi combina muito. Os efeitos sonoros são bons também.

Outra coisa que eu curti foi as descrições dos itens, ainda mais os do final de cada dungeon que normalmente revelam partes da história, o que é bem interessante.

Uma mecânica muito boa também é a administração de inventário que é quase como um puzzle, certos itens possuem limitações e só podem ficar em partes específicas da bolsa assim como também tem itens que quebram essas limitações. Ah e é claro, você tá sempre na busca por um item que você possa vender por um preço maior do que o outro, o que se transforma em uma estratégia bem legal.

O foda de Moonlighter é que é um jogo que tem um baita potencial mas esses pequenos detalhes, que eram pra ser pequenos viram uma bola de neve e acabam atrapalhando a experiência completa.

Acho paia que o final do jogo apesar de explicar o que era tudo de verdade, meio que faz um gancho pra DLC, que eu infelizmente não vou comprar pra acompanhar o desfecho real.

Se vale a recomendação, você pode jogar Stardew Valley que não tem um sistema de loja mas é um jogo de fazenda, que também tem mecânicas de geração procedural com as suas cavernas aleatórias.

Ou se você quiser dar uma chance pra Moonlighter, aqui vai algumas dicas:

- O melhor upgrade pequeno pra loja são as gorjetas do caixa que quando juntas com as decorações da loja, quase faz o cliente pagar 2 produtos de uma vez, estilo Remessa Conforme.

- Guarde as geleias e os cristais vermelhos, eles são uteis pra fazer poção e encantar (melhorar) a arma respectivamente.

- Ao longo do tempo tu vai perceber que o tele transporte é muito melhor que o pingente pra voltar pra vila porque o custo dele normalmente se paga com as vendas. O pingente só é útil em situações de morte eminente.

- Eu acho mais importante fazer upgrade da arma primeiro visto que você sempre vai ser o primeiro a atacar, então é bom ter certeza que o seu ataque vai ser fatal.

- Os anéis são importantes mas sempre preste atenção na contramedida deles, às vezes a porcentagem de drop maior é bom mas o dano que tu toma somado a % do anel não vale a pena.

- Assim como quando tu rola pra evitar ataques, quando tu usa o ataque poderoso (❌ ou 🟥) você fica intangível enquanto ataca, use isso a seu favor.

Reviewed on May 09, 2024


Comments