Embora inacabado e repetitivo, é um baita jogo!

MGSV é um jogo que pode ser dividido em 2 experiências: a da história e a de conteúdo opcional (ou nem tanto) juntamente com o gerenciamento da base.

As missões de história são 8 ou 80 pra mim. O prólogo foi incrível, me deixando tenso até a conclusão do episódio. A partir desse ponto, se inicia a gameplay nos mapas abertos e a experiência também vai variando entre as missões. Algumas são diretas demais sem muito desenvolvimento na história, enquanto em outras eu reagia com "É DISSO QUE TÔ FALANDO, *" no quão empolgantes são pelo acontecimento em si e pelo desenvolvimento que elas geravam para a história. Consigo lembrar claramente de algumas missões em que eu ficava mexendo o pé como reflexo da minha empolgação kkkkk isso me fez criar um carinho enorme pelo jogo e gerou longas conversas com amigos que jogaram ou conhecem o jogo.

Entre os episódios da história, podemos explorar os 2 mapas do game e fazer missões opcionais; capturar soldados, animais e recursos; e administrar a base.
É divertido encontrar a sua gameplay ideal. O jogo oferece diversos recursos para o stealth, mas também temos vários armamentos para virar uma máquina de guerra. Ambas abordagens foram prazerosas em minha experiência, inclusive eu montava kits bem distintos para variar a gameplay.
O problema aparece quando a gente percebe que as missões opcionais são pouco variadas e algumas parecem ter sentido nenhum. Normalmente são 10 missões do mesmo tipo "extrair prisioneiro [1]", "extrair prisioneiro [2]" e por aí vai. As missões de limpeza de minas eram meio ????? pois algumas ficavam amontoadas em locais que nem os animais andavam.
O desenvolvimento da base faz diferença no decorrer do jogo para disponibilizar armamento e equipamentos novos, além de melhorar alguns serviços, como o processamento de materiais (que alegria não precisar ficar saqueando materiais processados no late game).

Alguns pontos que eu achei BEM CHATOS foram:
- os pré-requisitos invisíveis para algumas missões da história serem disponibilizadas. Ok, talvez o jogo force a fazer algumas coisas opcionais para dar a sensação de que o tempo passou, porém ser obrigado a escutar as fitas é estranho. Elas são essenciais para compreender melhor os acontecimentos, porém podia ter alguma indicação sobre essa obrigatoriedade;
- pra quê misturar as missões da história com as missões de desafio? podiam ter colocado isso em uma aba separada pra evitar confusão, principalmente quando é necessário descobrir algum requisito invisível 🙄;
- os episódios da história são estilo seriado, tendo uma intro mostrando o Snake no helicóptero e rolando os créditos iniciais SEMPRE exibindo os personagens participantes, e ao concluí-las é exibida uma tela de créditos. Eu particularmente adoro esse lado cinema do Kojima, mas os créditos iniciais nos dão spoilers sobre quem vai aparecer, sejam personagens relevantes ou inimigos diferenciados. Poxa, isso acaba com a surpresa.

E por último, mas não menos importante: infelizmente o jogo não possui um final. Algumas missões são consideradas como "finais do jogo", mas nenhuma encerra os arcos do jogo, o que é uma pena.
Eu gostaria de falar mais sobre os acontecimentos, personagens e detalhes sobre as missões boas, mas não vou entregar o ouro. Esse é um jogo que tem seus problemas, mas seus picos na história roubam a cena e definitivamente merecem ser apreciados sem spoilers.

O tema da Quiet ❤️

Reviewed on Apr 19, 2024


Comments