é muito difícil encontrar palavras pra descrever a experiência de terminar esse jogo.

já nas primeiras 2h, tudo grita enigma e novidade. o jogo não te da informações previsíveis logo no começo, muito pelo contrário, te faz criar mil teorias sobre aquele universo e o que aqueles personagens devem enfrentar. é tudo muito misterioso e confuso mas foi justamente o que me prendeu pra querer continuar a história e entender os significados daquilo tudo.

pra mim, acho que o viciante de concluir as entregas é como se fosse a mesma sensação de riscar uma tarefa na sua checklist. ver o que você já fez e sentir que expande cada vez mais a rede quiral e receber recompensas com isso (não só o sisteminha de likes e elo social que achei um super estímulo pra continuar desbravando por aí) é sensacional. também gostei muito da dinâmica dos jogadores te ajudarem e você ajudar eles com construções e itens pelo mapa, realmente estamos todos conectados! obviamente algumas partes são bem chatinhas e infernais (montanhas de neve nem se fala) mas um pouco de paciência valeu a pena no fim!

foi lindo ver a evolução do Sam como personagem, enfrentando os medos dele com a ajuda do BB e renovando sua esperança na humanidade. os personagens principais são interessantes e suas backstories são bem exploradas sem se perder na trama principal. Heartman e Deadman queridos <3 (confesso que ri com alguns nomes..)

terminei de madrugada e não consegui dormir pensando nessa história.. serio, imagina pensar que aquele era o final, depois Aquele era o final e depois AQUELE foi o final. a ultima entrega acompanhada da trilha sonora me fez chorar igual bebê e ver o passado do Cliff como jogador foi triste demais. as aparições dele são todas fodas e era um dos que eu mais queria ver onde ia parar. já sabia que o Mads Mikkelsen era um atorzão mas a performance dele aqui é chef’s kiss.

e pra finalizar, a mensagem que o kojima quis passar é linda, o mestre conseguiu tocar nos temas vida e morte, esperança e caos de uma forma que te pega la na alma. esse jogo tem uma magia que te da vontade de se tornar uma pessoa melhor só por aquela cena antes de rolar os créditos finais. entendo que não é pra todo mundo mas esse jogo realmente mexeu comigo e entrou pra minha lista dos melhores que já joguei. mega ansiosa pra ver como vai ficar a adaptação desse jogo pra filme e pro Death Stranding 2!

Reviewed on Apr 15, 2024


Comments