This review contains spoilers

Still Wakes the Deep: Não me prometeu nada e sinceramente me entregou tudo.

Meu primeiro contato com Still Wakes the Deep foi assistindo o trailer no Xbox Games Showcase do ano passado (?) nem me lembro, só sei que depois disso eu nunca mais ouvi falar sobre o jogo, mas achei interessante ser um jogo de terror que se passa numa plataforma de petróleo, o que é uma ideia um tanto inovadora e original comparado a todos os jogos que eu já vi, o máximo que eu vi foi uma série, sla, da globo que se passa numa plataforma de petróleo, nunca um filme, e muito menos um jogo, não tô falando que não exista obviamente, mas eu nunca vi, então quando eu vi o trailer do jogo ele já chamou a minha atenção, porque, essa ideia não é bem explorada e eu acho que poderia sair muitas coisas boas dessa ideia, então porra, um jogo de TERROR numa plataforma de petróleo tinha tudo pra dar certo não é mesmo?

Bom.... Até que sim, eu acho, o jogo já começa até que interessante, e bem calmo como todo jogo de terror, mas sla, ele começa num ritmo lento, interessante, bonito, calmo aconchegante, ver as gotas de chuva pela janela de cada cabine, a luz do sol na janela, a interação com os npc's, os dialogos, tudo é muito natural, a dublagem é muito boa, algumas pequenas coisas relacionadas a gameplay me deixaram interessados, coisas bobas como a interação com os botões sempre que você faz algo como fechar um registro ou coisa do tipo, é tudo muito simples, muito básico também talvez, mas me interessa, ainda mais pra mim que sempre quando entra em alguma animação em algum jogo eu dou uma espiadinha no celular, acho que isso me ajudou a não fazer isso e prestar mais atenção no jogo kakakak, em relação a mecânicas é tudo realmente muito básico, nada que realmente se destaque na minha opinião, poderia ser muito melhor.

A qualidade gráfica do jogo é... Boa, é um jogo bonito, a ambientação eu diria que é espetacular, muito boa mesmo, ele consegue criar uma boa atmosfera de terror, por mais que ele não seja tão bom nesse quesito... as animações não são LÁ das melhores, tem algumas animações quebradas que chegam a ser engraçadas, poderiam sim ser melhores mas isso não me incomodou, em relação ao level design do jogo, ele existe? Porque tudo o que eu vi foi um jogo extremamente linear onde o objetivo fica na sua cara sempre a frente, sempre e sempre seguindo em frente até o objetivo, não muda em nenhum momento, momentos que deveriam ser assustadores, não são. "por que os bixos não dão medo? A ambientação é ruim e não dá medo?" Não, os bixos poderiam sim dar medo, a ambientação é sim boa e assustadora, mas o jogo não te coloca numa situação em que você realmente sinta medo, tem uma mecânica de se esconder no armário pro monstro não te ver, eu não usei essa mecânica UMA vez, por que? Porque é inútil, o jogo DÁ medo, ele só não te coloca em uma situação que você possa sentir o medo que o jogo poderia te proporcionar, ou seja, o jogo não da medo NENHUM em nenhum momento, essa é minha maior decepção sobre ele, se ele tivesse lugares um pouco mais abertos, e eles focassem no quesito terror do jogo seria mil vezes melhor.

A história do jogo foi o que mais me pegou, é uma história um tanto quanto simples, não é muito profunda, mas ela funciona MUITO bem com o jogo, ele te apresenta um pouco do background do protagonista, a esposa e as filhas, o que futuramente vai ser a única motivação que o nosso protagonista vai ter, personagens TAMBÉM não são aprofundados, mas que funcionam bem no jogo, por mais que seja um jogo curto, eu ainda me senti mal pela morte dos últimos 3 personagens, e a morte do... Roy? O padrinho das filhas do Caz, foi triste, a reação do Caz a morte dele foi muito natural, realista, e cheio de emoção, o sacrifício do protagonista no final do jogo, abandonando tudo o que mantinha ele vivo, pra justamente, proteger eles, eu gosto dessa ideia de que, eles lutaram e lutaram tanto pela vida, e no fim, foi em vão? Acho que numa situação dessas na vida real a gente não chegaria em um terço da gameplay do jogo, então explorar um lado mais "realista" desse tipo de jogo, onde mesmo com tanto esforço, o protagonista acaba não alcançado seu objetivo, ou com todos morrendo, mostra só, como a vida realmente é, analisando "realisticamente" o jogo, existiria sim chances do protagonista sair dali com vida e tudo mais, e talvez se ele não tivesse escolhido se sacrificar ele saíria sim com vida, mas ele teve que tomar uma escolha ali naquele momento, ele sacrificou sua chance de viver pra DAR chance pra família dele viver, pode parecer uma decisão fácil mas não conte tanto com isso, e eu confesso que, o jogo QUASE me fez chorar no final, eu achei realmente lindo, emocionante, e triste, enfim, Still Wakes the Deep é um jogo que PRA mim, não prometeu nada, e simplesmente entregou tudo.

Reviewed on Jun 21, 2024


Comments