Acho genial do Kojima saber que o PSP é um console com gráfico ruim, que logo seria datado, afinal, é mais fraco até do que o PS2, e ao invés de fazer cutscenes com o gráfico do jogo, preferiu tomar uma decisão artística especifica, visualmente ser no estilo de HQ, o qual é extremamente bonito e funciona muito bem, além de quase atemporal.
Mas a arte é usada para contar uma história, e ela é boa? Sim, muito. Acho que é uma das execuções mais interessantes que já vi em relação a guerra fria, a ameaça de mísseis, preparação e reação para ataque e suas consequências, a coragem de acabar com a raça humana com o simples tocar de um botão. Eu tava com medo do desenvolvimento do plot por causa de umas idéias da premissa, mas o Kojima nunca falha, tudo é pra construir o Snake como Big Boss, e puta que pariu, que construção bonita, os pesos e os questionamentos dele em relação aos acontecimentos do Snake Eater, é emocionante.
E com essa sequência de elogios, porque minha nota não é enorme? PORQUE ESSE JOGO É DE PSP. É sério, a limitação do console derruba TANTO a gameplay desse jogo... Primeiro que a imersão é quase inexistente, considerando que ele não é contínuo, e sim em sistema de fases, além disso o sistema de soldados para conseguir itens é muito tosco, ter que ficar pegando corpos e mandando pro exército, e necessitar de números especificos para conseguir o que quer, é legal na temática mas na jogabilidade não funciona. A mira também não funciona muito bem porque o motion do PSP é ruim, detecção dos inimigos é estranha, e suas pontarias igualmente. E os dois maiores problemas, grande parte do design visual dos lugares ser COMPLETAMENTE reclicado do Snake Eater, além do level design fraco, e principalmente as boss battles, eu NÃO AGUENTAVA MAIS enfrentar tanque, são todas terríveis.

Reviewed on Jul 11, 2023


Comments