Sifu

released on Feb 08, 2022

A third person action game featuring intense hand-to-hand combat, it puts you in control of a young Kung-Fu student on his path of revenge throughout the city.


Reviews View More

got my ass beat but i liked the combat

When I first played this game, I had so much confidence thinking I could play this in one sitting, but I've been humbled. One of the most interesting games I've completed as whole and I wish I can experience it blind again.

Na superfície, Sifu apresenta a modernização total levada as últimas consequências até então do estilo beat' em up e um jogo de luta divido em 5 fases que propõe vários inimigos e chefes diferentes distribuídos entre elas para serem derrotados, com o diferencial de que o jogador possui um talismã mágico que o revive sempre que sofre uma lesão fatal em combate, com a desvantagem de que ele envelhece um número de anos com cada ressurreição e acabará morrendo quando a magia do talismã for usada em uma idade avançada.
A estrutura da história é simples e bem parecida com Kill Bill. Na introdução, o jogador controla Yang, um poderosíssimo mestre de kung-fu, enfrenta vários oponentes até chegar no chefe da área, que é outro mestre, e assassiná-lo na frente do que parece ser o seu pupilo ainda criança, este que, logo após essa cena é apresentado como um adulto de 20 anos e protagonista do jogo. Seu objetivo então é se vingar de Yang e de todos que arquitetaram este evento cruel, em que cada um dos 5 principais envolvidos são os chefes de cada uma das fases. O arco narrativo de vingança é poeticamente muito bem feito, já que, mesmo que o sentimento de vingança foi construído e desenvolvido em meio a prática do kung-fu, a obra não se inibe de mostrar que outros sentimentos e até antagônicos ao ódio podem ser construídos a partir dele.
É inevitável falar do combate sem citar a clara inspiração nos jogos mais tradicionais da série Assassin's Creed e em Sekiro. Sendo a mais notória no primeiro a maneira que o jogador é instigado a se comportar na presença de vários inimigos simultâneos, apesar do jogo te incentivar a ser muito mais reativo aqui do que lá nos jogos da Ubisoft, e os ataques quase "magnéticos" que atingem inimigos mesmo que estejam em distâncias mais longas, apesar de que aqui é muito mais plausível e bem feito. E no segundo, a estrutura, ritmo e conceito central. Aonde tanto o jogador quanto os adversários possuem uma postura que quando quebrada, podem ser punidos mesmo que sua barra de vida esteja cheia. E é nesse balanceamento das duas influências que Sifu brilha e apresenta um dos melhores e mais imersivos sistemas de combate que eu já vi. É realmente mágica e lúdica a sensação de encadear combos e mais combos corpo a corpo letais de kung-fu enquanto se preocupa com cada detalhe e nuance das lutas, movimento, esquiva, defesa, prestar atenção no cenário pois muitos objetos como garrafas, barras de ferro podem ser usados tantos pelo jogador quanto pelos inimigos, ao mesmo tempo que aprende a lidar com cada um dos oponentes, que por sua vez, cada um possui um padrão de luta diferente que exigem uma certa internalização quase que espiritual de resposta aos seus ataques - tornando o ritmo do combate parecido quase que como uma espécie de dança, aonde a reação do jogador para cada movimento precisa ser quase que naturalizado na memória muscular. Tornando a repetição e o looping de gameplay um dos mais prazerosos, viciantes e satisfatórios que eu já joguei.
Visualmente, o jogo é ótimo, empregando um estilo de arte animado simples que ostenta bastante carisma, porém, o grande destaque aqui vai para os cenários. Todas as cinco fases são muito bem feitas e caprichadas esteticamente, as músicas são excelentemente escolhidas, os backgrounds são cheios de vida, todos os efeitos visuais com iluminação e palhetas de cores são todos de bom gosto.. em especial, a fase do bar, foi a que mais me cativou, as placas de neon refletidas nas poças d'água, a música da pista se intensificando ao começar uma luta, a escolha de cores das salas.. e o mesmo pode ser dito da qualidade das animações, os movimentos são bem fluídos e satisfatórios, é realmente um primor o tanto que usufruíram bem de todos os recursos que tiveram.
Sifu é realmente um grande feito, completamente impecável em tudo que se propõe a ser, o looping de gameplay, curva de aprendizado são uns dos mais recompensadores e satisfatórios que eu já vi em qualquer jogo, este acabou virando um daqueles jogos que eu sempre vou querer revisitar e treinar sempre melhorando cada vez mais e conseguindo terminar o jogo cada vez mais novo.

aynı yerleri oynamak sıkıyor bir süre sonra ama mekanikler çok sağlam