Reviews from

in the past


A melhor VN já criada na minha opinião, a história é muito cativante e os personagens são muito bons. A maneira como o roteiro é construído e como as rotas tem certas referências entre si é simplesmente magnifico. Apesar de ser uma visual novel de romance, ela tem grande foco no Protagonista e o desenvolve muito bem, apesar de também desenvolver as garotas e o relacionamento dele com elas. A novel se diferencia bastante de outras do mesmo estilo a partir do momento em que a rota final tem foco somente no protagonista, isso em uma novel de romance. Mesmo que eu digite por 100 anos aqui, eu não teria como descrever tudo de bom que tem em Rewrite.

I die on the inside everytime I listen to Canoe. Kotarou is quite literally me.

Não sei bem como começar essa "review" sinceramente, até porque não acho que escrevo bem o suficiente pra conseguir por em palavras o que achei e senti com Rewrite, então simplesmente já vou começar dizendo logo que Rewrite me proporcionou uma das melhores experiências que eu já tive com uma mídia, eu genuinamente não esperava que fosse me marcar tanto e me fazer ter tantos sentimentos diferentes enquanto lia. Isso pode soar meio brega, mas Rewrite me fez chorar, rir, me deixou triste, feliz e emocionado de várias maneiras diferentes, foi realmente uma montanha russa de emoções. Foi uma história sensacional, com momentos maravilhosos e um cast de personagem simplesmente inacreditável de bom, principalmente o Kotarou que é um dos melhores protagonistas que já vi (menção honrosa ao Sakuya que é de longe meu personagem secundário favorito da obra), além disso a trilha sonora é absurda pra caralho, sério mesmo, provavelmente o meu aspecto favorito de Rewrite, e a ost agregou DEMAIS pra todos os momentos que mais gostei da obra, sejam esses momentos de slice of life, drama ou ação, as cenas por si só já eram ótimas, mas ost só deixou tudo mais impactante ainda.

Dito isso, apesar desse começo super emocionado e postivo, Rewrite não é uma obra perfeita, longe disso, a visual novel tem uns problemas de produção que me incomodaram um pouco enquanto lia, como vários personagens relevantes simplesmente não terem sprites, dublagem ou as duas coisas, além de usarem fundo de cenário repetidos pra muitos lugares diferentes que acabava me deixando confuso e quebrava um pouco a minha imersão enquanto lia. Tiveram algumas rotas que eu não gostei tanto ou que me decepcionaram, principalmente no que se diz respeito as últimas rotas, como a segunda metade da rota da Moon e principalmente a rota da Terra como um todo, que infelizmente não me agradou muito. O que é bem triste, tendo em vista que foi a rota que eu mais tinha expectativas, mas acabou que eu não consegui me conectar com os personagens e com a história que tava sendo contada ali. Até mesmo as minhas rotas favoritas eu não posso dizer que são perfeitas, mas ainda acho elas incríveis e mesmo com seus problemas, ainda tinha algo ali que fez eu me apaixonar por Rewrite e conseguiu fazer eu me apegar de forma quase pessoal e íntima aos personagens e me manter conectado aquela história, ao mesmo tempo que conseguia me manter imerso nas interações do Kotarou com todo o casting da obra e em seus respectivos dramas, mas sinto que isso se perdeu um pouco nas rotas que citei acima. De qualquer forma é muito mais profundo e complexo do que parece e eu teria que fazer um texto gigante pra explicar porque me sinto assim em relação a essas rotas, sem contar que minha opinião em relação a tudo isso que falei é bem impopular eu acho, e as vezes eu sinto que foi mais um problema da minha pessoa e sobre as minhas expectativas do que da obra em si, mas enfim.

E mesmo assim, quando penso na obra como um todo o saldo acaba sendo extremamente positivo e os defeitos quase se tornam irrelevantes pra mim, porque as coisas boas são REALMENTE BOAS PRA CARALHO. Ainda to em dúvida entre a minha nota, talvez eu aumente depois, mas preciso digerir melhor tudo que aconteceu, principalmente na rota da Terra e ainda vou pensar bastante em Rewrite durante os próximos dias. Mas independente disso, é uma obra muito especial e foi uma experiência que vou levar comigo pra sempre e com muito carinho.

Inclusive meu ranking das rotas seria mais ou menos isso: Kotori > Akane > Common Route > Moon > Shizuru > Lucia > Terra > Chihaya (única rota mid da obra)

Mi novela visual favorita, Y le puedes ver el culo a Akane


Ferngully, America: angry soyjack.jpg
Ferngully, Japan: excited soyjack.jpg

I remembering thinking this was peak fiction in the 6th grade. Middle of rereading Chihaya’s route and I can safely say I was wrong.

Rewrite has a pretty solid cast of characters particularly the heroines particularly Kotori and Akane, and this saves the VN for me which otherwise is honestly a complete mess of both very enjoyable and very uninteresting elements which it featured way too much of at the cost of more characterization that I would've wanted. Route quality is inconsistent but most of them fall victim to the main issues I have, just to varying degrees. My verdict is that it's a 7/10 hiding a 9/10 that didn't know its own strengths and got bogged down in its weaknesses instead.

Most rememberable key work I've ever read/watched, it's the most plot driven one too.

varias meninas fofas e eu so pude ter finais tristes e virar uma arvore

Very mixed. The pacing is horribly slow at times and some of the routes are insultingly bad while others are incredibly good. Overall this is a game that doesn't mesh well together but some of the individual components are good enough to save it for me

Sometimes it's nerve-wracking to buy porn books when there's a girl at the cash register, but actually she doesn't mind at all. However, if there are two girls there, they might start talking about you after you leave. Be careful!!

Terra is one of the best routes in the entire medium, and Kotarou one of the best protagonists. It's also really funny (shake it now, baby now).

Key died here. This was the last soul VN from them.

Terra > Chihaya > Akane = Moon > Kotori > Lucia > Shizuru

Recomendo fortemente
não tenho palavras, só joguem e se divirtam(pq é certeza disso)

Obra da minha vida, não tem palavras que eu possa colocar aqui que façam jus ao quanto essa obra me marcou e me mudou

This review contains spoilers

Essa é minha primeira review de jogo, então é muito provável que tenha erros

Só pra deixar bem claro, eu NÃO tenho paciência com diálogos expositivos, eu pulo direto.

"Mas tem que ler pra se apegar nos personagens e blá, blá, blá"

Ok, imagine 4 fucking horas de conversa sobre pão, tu iria aguentar? Se sim, parabéns e vá ser padeiro, mas não é meu caso, eu consigo digerir a história sem ficar muito tempo com diálogo inútil.

Enfim, vamos ao que interessa. A análise de Rewrite (Escrito no dia 7/5/2020)

Eu sou muito fã da Key (A empresa que fez o jogo, que também fizeram Clannad, Little Busters e Planetariam, que eu inclusive joguei eles antes). Diferente desses três que o foco é o drama, Rewrite é muito diferenciado, ele mistura outros gêneros além do drama, tem tragédia e ação, é que nem com mangá de ação, passo direto. Então vá jogando sabendo disso. A Key vai além de apenas história de rotas de garotinhas e tem que escolher uma delas, tem conteúdo a mais. É vida cotidiana com sobrenatural.

Essa Review está dividido em partes com Spoiler e sem Spoiler

Sem Spoiler

A História
Rewrite tem um plot MUITO além do que aquilo que é apresentado no começo, contendo muitos acontecimentos sobrenaturais, coisas tensas e debates.

Essa parte do plot ser muito além, por um lado é bom e ao mesmo tempo... Não. Ele quebra o clima, mas não é do nada, ele constrói aos poucos, você percebe isso principalmente nas rotas das garotas, ele te prepara para o que vem depois (que são as rotas Moon e Terra). Só que eu senti que as vezes é apelativo demais e do nada, foi meio esquisito.

Tem vários finais diferentes, algumas felizes, trágicas, que não tem conclusão e etc. E isso é muito bom, a Key ter saído de todos terem final feliz.

Os personagens
São a melhor coisa tem que ser né, são muito carismáticos, dá pra se apegar facilmente neles, e bem desenvolvidos e com suas próprias personalidades, até os secundários são muito legais. Principalmente o Kotarou, ele já começa bem não ser o esteriótipo de protagonista bonzinho que ajuda todo mundo porque sim, ele age como um belo moleque de ensino médio, ele amadurece muito no progresso.

Os gráficos/cenários
Por enquanto ele é que tem melhores cenários até onde joguei na época dos trabalhos da Key, pelo ambiente ser muito rural, tem muitos cenários que se passam em florestas, sendo muito puro e limpo. O único problema é que as vezes não gosto onde encaixam alguns cenários ou reutilizam.

Trilha Sonora
Acho que dispensa comentários né, a Key é mestra em fazer músicas, combinando com os momentos colocados, sejam de cotidiano, drama e etc, eu só fiquei surpresa que exista 2 aberturas e realmente encerramento diferente, com música e clipe.

Conclusão

Eu sei que é meio estranho não por conclusão no final, mas acho melhor botar aqui para os que não querem spoiler saberem da minha opinião se vale a pena ou não. No espaço de spoiler só vou me aprofundar nos personagens, história e falar da jogabilidade.

Vale a pena? SIM, e muito. Se quer uma VN que vai além, recomendo bastante. Não espere Clannad ou LB 2.0, passa longe disso.

Se quiser fazer fazer a rota de todas as garotas e quer fazer o Moon e Terra, tem que fazer primeiro as da Kotori, Chihara e Lucia, se não vai dar pra fazer os da Shizuru e Akane.

Tem de extra as missões e amigos, mas nhé, não vale a pena, são puro extra. Tem o oppai Ending que só consegue completando todas as missões, só acho perda de tempo, mas se você não é um chato igual eu, tente completar o jogo 100%, pode até ser melhor que só focar na história principal.

Com Spoiler

Ok, aqui é só pra quem jogou ou não se importa com spoiler que não recomendo

História
O começo é um ambiente tranquilo, de colegial e as vezes com toque de sobrenatural, ele deixa na cara que tem coisa sobrenatural, diferente de Clannad e LB que tem, mas a parte sobrenatural é apenas mostrado na rota das garotas e no fim.

Quando começa a entrar na rota de alguém, aparece muita coisa bizarra, como criaturas mitológicas, poderes, organizações, fim do mundo e os caralho a 4.

O conflito de fim do mundo, é definido por duas organizações: Gaia e Garden devo ter escrito errado, só que é quase isso , um quer destruir a humanidade e outro salvar, e ambos querem obter a Chave para alcançar o objetivo. É muito interessante porque demonstra que nem tudo é preto e branco, as duas facções tem lado bom e lado ruim, dá pra entender o pensamento do Kotarou odiando ambos.

O que necessariamente não gostei da parte sobrenatural, é que é super fumada mesmo, chega a ser grandioso demais, como os familiares e poderes.

A rota Moon é que nem Planetariam, não tem escolha, você apenas fica lendo pra poder se apegar na Kagari e ir com mais tranquilidade no Terra

Na rota Terra, tem muito pouco romance, é mais sobre o conflito entre Gaia e Garden, poderes e uma realidade paralela. O que me incomodou as vezes é que possui muitas escolhas, só que a maioria nem da pra utilizar, só está lá jogado mesmo, só tem um que pode escolher opções. Tirando especificamente o final mesmo, a Lucia e Chihara foram completamente deixadas de lado.

Personagens
Tennouji Kotarou: gostei muito dele, em praticamente tudo, a personalidade, construção, character design, foi um protagonista perfeito para essa história, ele evolui muito, apesar de... Tem vários momentos que ele foi bem gado.

Kanbe Kotori: o caso dela é um tanto engraçado, ela é a minha favorita e considero a rota mais fraca. Ela é muito bem desenvolvida, personagem muito fofinha, é muito bacana. Só que ela é a única que não está envolvida com a Garden e Gaia, o drama dela são a morte dos pais e de convocar familiares, o final da rota dela é um tanto incompleta, ela simplesmente some.

Ootori Chihaya: o dela dá por facilmente num shounenzão, tem MUITA ação, de todas é que tem mais ação, por conta dela tem o Sakuya e o final bem satisfatório, apesar de feliz. Ela é a típica tsundere, voz meio irritante e fala que odeia o protagonista. Ela fica bem legal com o tempo.

Konohana Lucia: Pra mim a melhor rota, pelo simples fato de não ter muito diálogo bobinho só pra se apegar nela, ser realmente relevante a ponto de saber mais da Gardian que moralmente estão certos, eu não gostava ela no começo, principalmente quando estava prestes a entrar na rota dela, por ser maníaca por limpeza e ter nojo de tudo. Quanto mais se aprofunda, entende em como ela é assim.

Nakatsu Shizuru: ela entra no esteriótipo de menina fofinha e meio kuudere, só que ela é realmente fofinha, não é irritante. O que eu não gostei de que na rota dela, não faz sentido a parada com os pais e o Koutarou virar árvore só pra não ser tão trágico.

Senri Akane: a mais psicopata e menos... Faz sentido, ok, ela não gosta dos humanos, quer matar geral, diferente da Lucia, não explica porque ela é desse jeito, é pq sim. Ela até fica deprimida de ter matado muita gente e tal, sendo que ela já planejava isso. Não faço sentido pq gosto dela apesar de uma série de problemas.

Kagari: eu sinceramente não gosto dela, não só porque ela não é exatamente humana. Mas que por a rota dela ser mais focado em conflito, a parte psicológica dela, nem é tão boa, ela quase nem fala no Moon e na Terra são poucas vezes.


My first VN! Absolutely loved it and it's what got me into the genre. I cried more than once.