Reviews from

in the past


Um dos poucos da série que realmente me deu medo

O amigo que todo mundo ama, mas quase nunca aparece

Code Veronica na franquia Resident Evil é igual aquele seu amigo que você vê a cada 10 anos na vida mas sempre que ver ele você gosta muito, gasta seu tempo conversando com ele por horas e sempre aprende algo novo, pra no fim.. ele sumir de novo.

Acontece é que recentemente Code Veronica parece que voltou aos holofotes com a notícia de que estão fazendo um Remake do jogo mais queridinho da franquia, e eu até ia falar que ele é esquecido pela capcom.. mas com essa notícia rondando por aí pelo visto a Capcom ta lembrando dele muito bem.

É claro que junto disto, cresceu o hype que faltava em meu coração pra eu dar uma chance ao Code Veronica, eu sei eu sei a gente não pode se deixar levar pelo hype mas po não dá Resident Evil é Resident Evil não é qualquer jogo e olha que eu nem sou muito fã.

Mas enfim, antes de começar a jogar ele primeiramente eu tive de me decidir por qual versão jogar já que esse jogo tem varias edições diferentes e em uma breve pesquisada no google descobri que a versão que os fãs mais indicam é a de Dreamcast, portanto, comecei a joga-lo nela.

De início estranhei os controles demorei um pouco pra me acostumar mas depois foi tranquilo fazia muito tempo que eu não jogava um jogo de estilo tank então isso também ajudou eu ficar perdido nos botões, então já deixando uma coisa aqui, se for começar pela versão de Dreamcast saiba que os controles não são nada intuítivo.

Os gráficos me surpreenderam bastante e me lembraram MUITO do remake do Metal Gear Solid la do gamecube. E isso é uma doidera porque o Code Veronica é um jogo do ano 2000 com gráficos que podem ser comparado a jogos de 4 anos depois, sua iluminação é uma parada perfeita apesar de atrapalhar em algumas vezes.

Mas uma coisa que eu tenho de elogiar muito aqui nesse Resident Evil é o quanto ele é intuítivo e basta poucos minutos pensando pra você não ficar perdido nas fases. Foram poucas as vezes que eu tive de abrir o google e pesquisar pra onde ir já que os cenários sempre ficam ativos na sua mente enquanto você ta jogando, o que complicou mesmo foram os enigmas, eles sim são um bagulho complicado de resolver e eu tive de dar umas pesquisada marota pra entender (eu também sou burro e péssimo em puzzle então isso ajuda), mas fora isso eu só tenho que dar parabéns as pessoas que trabalham no level design desse jogo aqui.

Ja falei de gráfico, jogabilidade e até level design mas e sobre sua trama? Bom.. tenho de dizer que ela é muito bem explicada e bem construída você chega até mesmo a se apegar com os poucos personagens apresentados na história. Claro né que ele tem um clichê de Resident Evil que quem já é introduzido na franquia e já joga por um bom tempo sabe como funciona, mas isso não tira os pontos positivos dela, muito pelo contrário, o clichê aqui é bem aplicado e mantém o ritmo da história.

Porém um ponto aqui que eu gostaria de abordar é sobre as ligações que a história dele faz aos Resident Evil anteriores, a franquia é conhecida por ser boa de jogar mesmo não sabendo e não tendo jogado os anteriores, só que com Code Veronica eu não sei se isso se aplica muito bem. Muitas das vezes o jogo faz uma relação e solta uma referência ali a algo que aconteceu nos jogos passados principalmente do Resident Evil 1 e 2, então eu não sei se seria o melhor Resident pra começar a jogar ele me parece um jogo muito mais pra quem já é por dentro das coisas ali da história e tal. Da pra tu se divertir sem saber nada dela, porém você vai ficar perdido em algumas situações importantes então fica ai o aviso.

Bom mas enfim, eu não sou fã da franquia apesar de eu ter jogado até uma quantia razoável de jogos dela, mas eu gosto MUITO de Resident e Code Veronica pra mim entra na minha lista de melhores jogos que eu já joguei na vida, a versão de Dreamcast hoje em dia pra emular tem uns problemas, você provavelmente não vai ter a experiência 100% você vai presenciar alguns bugs de textura aqui e ali, e se você não ficar ligado com o uso de save states você pode acabar perdendo o save, então se for jogar essa versão hoje em dia fica esperto com isso!

Mal espero pra rejogar esse jogo de novo daqui uns tempos.

a narrativa é boa, precisa urgentemente de um bom remake