Wow, um jogo legal, o primeiro da franquia. Pensei que ia continuar escrevendo sobre um monte de jogo merda por um tempo ainda, mas me deram um pequeno descansinho. Achei esse um bom jogo, descompromissado mas com boas ideias, apesar de não executar bem algumas e também ter problemas presentes aqui e ali.

Umas das coisas que me surpreendeu no jogo foi essa parte de seleção de fases, gostei da ideia de existirem várias fases onde cada uma é parte da cidade e você poder transitar livremente entre elas, pode acabar sendo meio inútil já que é completamente possível só ignorar tudo e ir pros chefes, elas não representam nada de muito benéfico, você só pega uns quadrinhos que eu honestamente sequer sei pra que servem, e também não existe vantagem alguma na ordem que você enfrenta os inimigos. Mas eu gostei da ideia, até que serve pra imergir um pouco mais o jogador naquele mundo, mas também não é das melhores coisas não.

Pra mim o melhor do jogo foram as fases, a maioria delas tem um design bacana que combinam com o local que elas estão, os armazéns são grandes, e cheios de plataformas, os assaltos a trem são fases de se apenas andar reto até o trem parar, os esgotos são um labirinto por conta dos canos e por aí vai. São fases criativas e que funcionaram bem para o jogo, também tiveram uma boa noção de o quanto faze-las durar, nenhuma soa longa demais, e nem pequena demais. Existe um leve problema com inimigos irritantes aqui e ali, como o ratinho que é um saco de se acertar mas que vive dando dano, ou uns inimigos que atiram quase que infinitamente, o que incomoda mais nas fases do trem, mas não são o fim do mundo, só algo que irrita. E acaba por não frustrar muito já que o jogo é bem generoso com vida e teia, as barras são grandinhas e eles fazem questão de dar bastante, principalmente da teia, pra que você nunca perca na gameplay uma das principais que torna o Homem-Aranha... bom, Homem-Aranha.

E falando no herói, eu gostei bastante de controlar, a movimentação soa bem livre e gostosa quando você tá engatinhando, só que quando você anda normalmente o Homem-Aranha é lento e duro, mas é um problema contornável por simplesmente andar agachada o tempo todo. O web-swing também funciona bem e o jogo parece ter noção disso, deixando com que se use bastante ele, num ponto que até dá pra skippar algumas fases, o que aqui não considero problema algum. Mas a parte do combate... aí, é ruim, e não pouco, o Homem-Aranha sequer tem uma sequência de ataques, você só dá o mesmo soquinho básico repetidas vezes até o personagem morrer, ou um chute durante o pulo, não faz jus alguma com o personagem, e eles acertarem em outros pontos me faz sentir ainda mais decepção vendo o quão simples isso foi.

Lado bom é que pra alguns bosses, nas melhores batalhas você sequer tem que usar o combate, o Venom por exemplo é pra se levar até o sino e então tocar pra afugentar o simbionte, o Homem-Areia tem que fazer com que ele tenha contato com a água. Só que os outros bosses já não seguem isso, exigindo mais do combate direto, o Doutor Octopus em especial eu achei um péssimo, difícil demais pra se acertar sendo um dos primeiros chefes do jogo, e também difícil demais pra se entender como ele funciona, a hitbox é meio estranha e desagradável, pode até mesmo deixar a luta irritante, já a do Abutre só é extremamente repetitiva, e soa muito igual a do Electro, que por si só é chata de se jogar não por ser difícil, (eu não tomei sequer um hit dele) mas pela forma de se movimentar do Electro, que é tão irritante de acertar, e os outros não fogem muito disso. Na fase final você ainda tem que derrota-los juntos, e como a maior parte não é lá muito divertida, repetir e ainda em conjunto torna menos ainda;até o Venom que era uma batalha diferente e divertida se tornou um chefe qualquer aonde você dá porrada nesse trecho, achei horrível. Quase tudo que tange o combate do jogo acaba horrível não só por ser o menos criativo possível mas porque a ação de bater do personagem em si é ruim e não passa nem um pouco do quão fluído deve ser o Miranha, e até poderia ser menos pior caso esse fosse um daqueles jogos que você bate e sai, mas aqui você ativamente quer dar hits em sequência, então fico me perguntando porque não animar uma sequência justamente disso?

Ah, e por falar em animações, como eu joguei a versão de Sega CD, eu tive acesso a um monte de cena engraçadíssima e terrivelmente mal dubladas, são muito ridículas, mas ainda me tiraram boas risadas por conta disso enquanto jogava, valeu a pena.

Em geral eu acho que esse é um jogo bem competente, é um jogo simples, mas foi a melhor tentativa do Aranha em jogos até então, ainda tem seus problemas que impedem que eu goste dele mais do que isso, e mesmo as coisas boas eu sinto que poderiam ser um pouco melhores, (Principalmente a movimentação do Aranha que por algum motivo é truncada quando ele tá de pé) porém ao menos foi uma respirada em meio a tantos jogos ruins.

Reviewed on Jun 13, 2023


Comments