Monotonia vai te causar desconforto nos mínimos detalhes em prol do que ele quer contar. E essa mensagem é bem simples - mas não superficial - quando se olha por fora. Então é claro que o segredo está por dentro.

Não há descanso no mundo atual para quem dorme com contas pra pagar, para quem se sente cansado e preocupado com gastos ao ponto de não conseguir nem ir se divertir mais no fim de semana.

Essa é uma obra que quer te mostrar como estamos caminhando pra um capitalismo tardio onde as consequências de sermos vistos apenas como um robô de operações pelos oligopólios vão ficando evidentes (e que, diga-se de passagem, há uns 10 anos acharíamos uma piada exagerada ou um "geeente, isso é tãããão Black Mirror"). São propagandas dizendo pra você nunca mais dar descarga para economizar água, sorteando férias que deveriam ser obrigatórias. É claro que aquela alfinetada na meritocracia não podia faltar - fuja desse tipo de pessoa.

Faço uma boa ressalva aqui pra ideia mecânica do jogo consiste em ficar apertando um botão pra deixar sua nuvenzinha no lado certo da tela quando necessário e mesmo assim não durar mais do que 1 minuto por fase. Acredito eu que, se tentassem explorar essa monotonia (daí o título) fazendo você gastar muito tempo para progredir, o propósito se perderia um pouco. Banalizaria a mensagem de tédio e exaustão em mundo que não dorme mais para ser apenas um artifício barato de tédio por ficar apertando um botão em um jogo que não parece ir pra lugar nenhum - ninguém teria saco pra isso hoje em dia e partiria pra qualquer outro jogo.

Essa deve ser a obra mais relatable que consumi em 2023. Incontáveis vezes pós pandemia eu abria o aplicativo do banco no celular a cada mês pra pagar contas e checar quantas faturas eu ainda tinha que pagar das coisas que tanto queria ter desde pequeno.

"A vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir."

Se tratando só de um prólogo do que está por vir, espero do fundo do meu coração que os idealizadores desse jogo consigam encontrar uma luz no fim do túnel em suas vidas e tragam uma mensagem positiva no final, porque eu mesmo estou chegando em um ponto onde não consigo mais enxergar algo assim. Apesar de que, se não for esse o caso, que deixem claro o sentimento de revolta - uma das soluções pra isso tudo foi inventada em 1738, aliás.

Reviewed on Oct 16, 2023


1 Comment


7 months ago

Qual a solução de 1738?