AAAAAAAH Granblue Fantasy.. como eu queria um jogo desse porte.. Sou um entusiasta pela franquia e busquei praticamente todas as mídias relacionadas a essa obra e sempre depois de consumí-las, ficava com aquele gosto amargo de insatisfação na boca, querendo muito mais do que elas podiam oferecer; do anime para o mangá, do jogo de luta para sua fonte original, sendo um gacha de navegador extremamente inacessível pra galera do ocidente. Por incrível que pareça o título é extremamente popular no Japão, uma mistura de One Piece com Final Fantasy com uma construção de mundo colossal e diversos personagens carismáticos, felizmente, essa franquia está ganhando mais reconhecimento aqui fora com esse jogo..

Mas vamos lá, o que é Granblue Fantasy ReLink? Ele é um action JRPG de progressão de personagens com sistema de missões ala Monster Hunter, e ainda temos um modo história bem apresentado que dura entre 15 ~ 20 horas de duração, onde iremos nos aventurar em mapas segmentados, realizaremos combates rápidos e fechamos o capítulo com uma luta de chefão. Vale pontuar que esse game NÃO É MUNDO ABERTO, tira da cabeça que esse negócio é um Tales of da vida; ele é aquele tipo de jogo voltado pro endgame, ou seja, depois que você finaliza a história principal, daí sim os conteúdos irão se abrir completamente.

A campanha pra mim foi excelente, mas pode assustar os novatos dessa franquia com diversas nomenclaturas, personagens já estabelecidos e eventos que antecedem o período atual do game, então sim.. o jogo não explica muita coisa, apesar de termos um códex bem extenso explicando tim-tim por tim-tim, ainda é uma parada resumida.. além de episódios de personagens, que apresentam uma boa base daquele indivíduo que entra na nossa party, mas seu formato de contar é meio tedioso.. vira basicamente uma novel, o que me faz questionar a qualidade do produto final, já que por um lado no modo história, temos cinemáticas fantásticas com uma trilha sonora incrível estralando na sua orelha, daí quando você vai nos episódios individuais.. se depara com aquela leitura estilo txt, sendo narrada por personagens com uma imagem estática de fundo na tela.. rola umas fases de ação uma vez ou outra dependendo do episódio, mas achei bem monótono essa parte do jogo.

E o combate? É bom mesmo? O combate é fantástico senhores, sinceramente se tornou um dos meus favoritos envolvendo JRPGs, tendo mecânicas fáceis de se aprender, mas difíceis de se dominar; as lutas são de uma fluidez, fator técnico e apresentação visual acima da média, pra você que está preocupado com dificuldade e fator desafio nesse título não se preocupe, a campanha é só a ponta do iceberg; cada personagem tem seu modo de jogo com habilidades únicas, determinadas por nossa escolha, de builds básicas através de selos (servindo como runas) garantindo atributos gerais, até efeitos passivos que afetam ativamente nossa gameplay, de armas únicas com atributos secundários, de até uma extensa árvore de habilidades por personagens, então é uma customização rica, onde você pode facilmente depositar horas e horas tentando criar uma build perfeita somente para um único boneco.

A estrutura do jogo lembra bastante Monter Hunter, temos uma base com diversas instalações que podemos utilizar, pra fortalecer nossa party, aceitar missões secundárias e partir pra missões de balcão, seja online ou offline, para ganharmos xp, pontos de maestria e recompensas gerais; tem também umas atividades diárias pra fazer, estimulando mais o cooperativo entre os jogadores; de certa forma, até dá pra encarar esse game como um jogo de serviço, previsto que ele já possui um calendário de conteúdo adicional anunciado, mas vale freezar que ele pode ser jogado inteiramente solo, com um grupo de personagens controlados pela máquina.

Graficamente falando o jogo é perfeito.. do 3D dos personagens até suas ilustrações maravilhosas, os menús tudo clean.. AS CINEMÁTICAS SENHORES, meu deus as cinemáticas, na reta final da campanha eu pulava da cadeira assistindo os eventos, de tão bonito que as coisas foram feitas.

A trilha sonora é só pedrada atrás de pedrada, escuta End of Ragnarok pra você ter noção, quando rolava aquelas entradas de piano nos momentos dramáticos eu já me emocionava de tão boas que as faixas eram, até agora eu ainda não consigo tankar Good Night, Good Morning..

Enfim, escrevi pra caralho desculpa kkkkj; FINALIZANDO, apesar dos pequenos erros, Granblue Fantasy ReLink me entregou o que eu tanto ansiava dessa franquia, e eu não poderia estar tão satisfeito com essa obra como estou atualmente, recomendo fortemente vocês assistirem a primeira temporada do anime para terem alguma base, caso queiram se aventurar pelos céus azulados desse universo fantástico.

Ps: DJEETA É CANON SIM POHA OOOOOOOOO

Reviewed on Feb 14, 2024


2 Comments


3 months ago

Eu meio que quebrei a cara com esse jogo 😅... Pois eu não conhecia nada da série e achava que ele séria um JRpg no estilo clássico, focado em história....
Daí quando comecei me deparei com uma história já construída... Num entendi foi nada... Terminei sem entender nada também... Porém... O jogo é extremamente divertido, e isso me pegou muito, a direção de arte é INCRÍVEL, e o pôs game é fantástico tmb....

Acabei dando a mesma nota que você, mas acredito que tinha expectativa completamente diferentes 🫠... Mas o final foi o mesmo, jogão maravilhoso...

3 months ago

Manooo o tanto de gente que tava esperando esse jogo ser um JRPG padrão não tá escrito.. foda que marketaram esse título errado também, então não dá pra culpar; fico feliz que ele tá se saindo bem, entre grandes lançamentos como Persona 3 Reload, Yakuza Infinite Wealth e daqui a pouco Final Fantasy Rebirth, jogão da poha :D