Unicorn Overlord evolui a fórmula de Fire Emblem em quase todos os sentidos, apresentando um mundo aberto segmentado com uma vasta gama de personalização, personagens carismáticos e uma direção de arte encatadora, se tornando PRA MIM um dos grandes pilares desse gênero estagnado.

Sua história é meramente simples, mas recebe grande destaque dentro do jogo com diversas cinemáticas, diálogos entre personagens e um códex cheio de informações adicionais sobre o mundo de Fevrith. E falando em personagens, temos mais de 50 companheiros para conhecermos, sejam em combate ou nas famosas rapports conversations, que seriam os eventos de interação daquele indivíduo em específico.

O mundo aberto é dividido por regiões com níveis recomendáveis, na qual podemos explorar livremente dentro desses limites, nesse momento, tudo fica em miniatura, não sendo exatamente aquele formato Chibi já conhecido dentro dos Open Worlds, como de Ni No Kuni, Bravely Default ou Final Fantasy VII por exemplo, mas meio termo; com isso temos cidades, vilarejos, florestas, pântanos, minas de mineração e por ai vai; dentro desse gigantesco mapa, temos os eventos de história, missões secundárias, tarefas opcionais e embates com inimigos de modo geral; quando entramos em combate, o mapa se fecha parcialmente e o cenário que estamos naquele momento se transforma em um grande tabuleiro.

As batalhas do jogo são automáticas, você inicialmente controla suas tropas em campo até que elas se choquem com o inimigo, a partir daí só poderemos assistir os enfrentamentos acontecerem, a graça disso tudo é ver o desempenho dos seus esquadrões durante esses momentos, já que o título conta com um sistema de gambits semelhante ao de Final Fantasy XII, onde podemos programar ordens diretamente sobre aquele personagem, seja uma ação específica quando um inimigo tipo X está em campo, ou prestar suporte caso algum aliado esteja com 50% de HP por exemplo, juntando isso com outros recursos que o jogo tem a oferecer, como a individualidade de certas classes de personagens, podendo ter ações únicas, customização de equipamentos, formação de esquadrão, utilização de itens e posicionamento tático em campo, se torna extremamente viciante.

O terreno desse jogo foi uma parada muito bem feita, além do combate se passando no cenário em tempo real, ainda temos que considerar certas estruturas naquele mesmo local, fortalezas dominadas fornece recuperação de HP, torres de vigilância garantem visão na região e se posicionarmos um arqueiro/mago/curandeiro na mesma, eles prestarão suporte a unidades adjacentes; além disso, temos ainda os tipos de terrenos, personagens que voam podem passar diretamente por riachos e escalar montanhas, enquanto a infantaria está limitada ao solo, cavaleiros tendem a ter mais mobilidade nessas situações, mas toma lentidão em terrenos arenosos e florestas. Temos ainda catapultas, balistas, monumentos mágicos, barricadas e portões trancados a serem pensados, então temos muita variedade.

A direção de arte como eu já tinha dito é maravilhosa, sendo a assinatura da Vanillaware, mesma criadora de 13 Sentinels e Odin Sphere; tudo em 2D, desenhado a mão, dos cenários detalhados aos personagens carismáticos.

A dublagem americana (foi a que eu joguei) também é muito boa, parece que as vozes foram escolhidas a dedo pra certas figuras da obra. A trilha sonora é boa, mas não achei tão marcante, tirando a faixa "Farde Mal Diavolo"

Por fim senhores, Unicorn Overlord é um jogo obrigatório para os amantes de JRPG tático, fiquei viciado e gostei pra caralho da minha experiência, me apeguei em diversos personagens desse universo e de quebra, ainda consegui me emocionar com o final verdadeiro. Recomendo pakas.

Ps: Na moral, eu adorei esse conceito de controlarmos BATALHÕES COM MAIS DE 4 PERSONAGENS na mesma unidade, parece que as coisas tem mais escala sabe? Diferente de um Fire Emblem da vida que tu vai lá e solta 8 personagens no campo de batalha, nesse jogo você pode literalmente acompanhar mais de 40 personagens na mesma fase, foda pra caralho.

Reviewed on Apr 16, 2024


Comments