Depois da experiência maravilhosa que tive com Ys VIII: Lacrimosa of Dana, fiquei bastante curioso e bem interessado na franquia, visto que havia sido meu primeiro jogo dela.

Embarcando nessa sequência, até por ter visto alguns comentários negativos a respeito, naturalmente fui com um pé atrás, mas com esperanças de ser surpreendido.

E como aparentemente ser surpreendido por essa franquia já está virando um hábito, aconteceu mais uma vez.

Não posso dizer que a cidade de Balduq me causou o mesmo efeito que a Ilha de Seiren, sequer é possível comparar. No entanto, da mesma forma que a sequência decai em certos pontos, ela se supera ou mantém o nível em outros.

Por mais que a cidade não seja visualmente tão interessante, o grande mistério ao redor dela prende muito bem a atenção do jogador, que junto aos personagens fantásticos que conhecemos, são os sólidos pilares do jogo.

Ys IX: Monstrum Nox é um excelente RPG como um todo, e mesmo que não chegue no patamar de seu antecessor, ainda é uma experiência memorável e satisfatória.

Reviewed on Aug 03, 2023


2 Comments


10 months ago

A parte final da história é uma coisa de maluco. Eu prefiro o game anterior (até pq foi o meu primeiro), mas esse é bem legal tambem.

10 months ago

@RicardoEDR E bota maluco nisso. Mas é uma maluquice que no fim das contas faz sentido, eu gostei.