Eu ainda lembro de após chegar da feira, comprando e testando meus jogos de PS2, e não tendo o conhecimento que minha vida séria mudada, com a intro de Sonic Heroes:
https://www.youtube.com/watch?v=Xs1MvspaYUo
Fui logo cativado por aquele mundo, Sonic sempre existiu o carinho e sempre foi uma forma de abraço forte e amigos que eu tinha mesmo nas piores fases da minha vida quando perdi boa parte dos meus amigos na escola, e me sentindo solitário, era os amigos que eu tinha, o Sonic sempre foi o meu herói, sempre esteve presente nos melhores momentos, e também nos que importa nas amizades, também nos piores.
Mas quando eu crescia e observava quantas opiniões negativas e quantas pessoas odiavam o que me construiu como pessoa, e não tinham o mesmo carinho que eu tinha por Sonic me deixava confuso. e acho que agora eu posso finalmente falar do Frontiers, que é um jogo que tem autoconsciência dos erros e acertos de Sonic como franquia e ícone, sabendo que um dos principais fatores é sua experimentação, mudar totalmente a gameplay no último chefe faz sentido? Em Sonic faz mais do que sentido, é como ele funciona.
O jogo que abraça a parte quebrada da franquia, a experimental, mas também o carinho e o amor ao seus personagens, ao seus conceitos. Sonic pega a relação de você com os seus personagens como velhos amigos e leva para a última potência, acompanhando o seu ouriço lembrando de seus amigos por ver refêrencias, lugares, objetos, que o lembravam dele, mesmo ele não estando com eles, mesmo não os vendo á anos, o amor ainda existe, a saudade é forte, a abordagem mais séria em sua dublagem é perfeita, o carinho que a sua voz expressa por aqueles personagens e por aquele mundo, citando quase todos os personagens, por mesmo eles não estando fisicamente no jogo, eles estão acompanhando em seu coração, que sempre avança, que sempre sendo a criatura mais rápida do mundo, o tempo vai avançar, mas o amor e as memórias permaneceram em sua mente de forma intacta.
É um jogo que entende as relações humanas, e sabe que a sua relação com um jogo não precisa ser construída por valores objetivos, e sim pode apenas ser emocionais, sim os jogos podem ser imperfeitos, como todas nossas relações, nenhum de nossos amigos, familiares, são perfeitos, então por que é necessário querer que os jogos sejam perfeitos? são apenas mais uma de nossas relações que vão ser marcadas em nossos corações. Quando a Sage tenta abalar a relação do Sonic e do Tails, falando como ele acha o Tails inútil e um peso morto, Tails fala como deveria parar de apenas atrapalhar Sonic, e tantas memórias são colocadas a tona, para explicitar como a amizade deles é forte, ambos fazem tudo que podem apenas por se amarem, nada em troca, sim a amizade deles pode ter sido abalada naquele momento, claro que aquilo não é perfeito, nada é, porém isso que torna aquilo humano e vivo, as brigas apelas abalou para renascer mais forte, a imperfeição é uma parte importante de nossas relações, e por isso que elas são tão lindas, a Sage chora por entender isso, e chora por não ter relação com o seu pai, e ela finalmente entende o que é ser humano, e a beleza de ser imperfeito. Sonic Frontiers não tenta ser perfeito, longe disso, e é por isso que ele é belo.

Reviewed on Oct 13, 2023


Comments