A 343i finalmente acertou e me lembrou do pq eu amar tanto essa franquia.

O gameplay é fantástico e pra mim, o melhor de toda a franquia, a adição do gancho foi pontual, mudou completamente o jeito de se jogar não só Halo, como FPS no geral. A troca de armas dinâmica tbm melhora demais a variação da gameplay, dando sempre um tom novo pra cada level, por falar em level, o design da maioria é excelente e muito bem estruturado, apesar da repetição de cenário contínua. O sprint está balanceado, o Chief não corre mais do que o necessário pra acelerar, deixando o ritmo do jogo bem similar aos clássicos da Bungie. IA excelente como de costume e inimigos com mais personalidade que nunca, os Grunts são hilários.

Outros aspectos técnicos, como a OST, está incrível, com remixagens de trilhas sonoras antigas que aquecem o coração de qualquer fã, além de trilhas novas bem compostas. O Sound Design é insano, o melhor que eu já vi no gênero, hit mark perfeita. Visualmente é bonito, porém, mal polido, muitas texturas tem resolução baixa ou são feias de se olhar de longe, o design de interiores é impecável, no entanto. Não ta terrível como na tech demo, mas faltou acabamento em diversos locais, a variação é pouca tbm, da pra ver diversas áreas repetidas, as árvores são exatamente iguais, etc, entretanto, o fato de ser um único bioma não é tão problemático como apontam, já que tem variação de cenário dentro dele, desde um cemitério de pelican a lugares queimados por conta da guerra que aconteceu no planeta, então não é como se fosse tudo exatamente igual.

O mais problemático do game design, é sem dúvidas o mundo aberto, que tem objetivos secundários repetitivos, fáceis de se enjoar, porém gosto de como o jogo contorna isso em um dos casos, as bases inimigas têm arquiteturas completamente diferentes, apesar do objetivo ser quase o mesmo em todas, a sua forma de tomá-las varia, saindo da mesmice. Acredito que poderiam ter caprichado mais nas atividades secundárias no mundo de Zeta Halo, mas fiquei satisfeito, por mais que se repita bastante.

A narrativa é surpreendentemente boa, amarra as pontas soltas do jogo anterior, responde perguntas e deixa coisas em aberto pro futuro da franquia. Os três personagens principais são bons tbm, a dinâmica do Chief com a The Weapon e o Echo-216 é bem aplicada, o humor sarcástico dela cai como uma luva na personalidade introvertida do Chief e a falta de humanidade dele colide com os sentimentos do piloto. O jogo trabalha o entendimento desses três de forma excelente, dando uma carga dramática na medida certa. Infelizmente os vilões são bem rasos, nada que não fosse comum em Halo, contudo, ver um contra ponto tão fraco tendo três personagens bons do lado dos humanos me incomodou um pouco, o Escharum é funcional, só que poderia ser bem mais do que isso. Uma pena.

Halo está de volta, com falhas, mas definitivamente no caminho certo.

Reviewed on Jan 01, 2022


Comments