Super Metroid extraí todo o potencial da franquia, por trabalhar em um hardware superior, os desenvolvedores finalmente executaram o que queriam desde o NES, um Action/Adventure rico em exploração.

A narrativa é uma sequência direta de seu antecessor do Gameboy e, por mais que não seja o foco, conta uma boa história e tem uma das introduções mais icônicas que vi, causa um impacto imediato assim que você começa o jogo.

A interconexão do mundo é primorosa, tudo se conecta de uma forma orgânica, cheio de atalhos e segredos, é muito recompensador explorar cada canto dele, os upgrades que vc ganha são demonstrados como funcionam na mesma sessão que os pega, ou seja, é um tutorial prático in game, fica claro como e onde usa-los, dificilmente deixando o jogador perdido, o mapa é uma adição mais do que bem-vinda, pois te localiza e mostra onde precisa ir, mas não te guia para achar os upgrades necessários para tal nem onde estão os itens para aumentar sua munição, mantendo a exploração natural. Um dos level designs mais impressionantes que eu já vi, ainda mais quando você coloca a época que o jogo foi lançado em pauta.

Em action, o gameplay é muito bom, finalmente tornou Metroid jogável, sem muitos problemas com exceção de falta de responsividade em alguns comandos, porém, é muito mais dinâmico no combate, te dando 5 posições diferentes para mirar, tiro carregado, variação de munição e um botão de correr, as sessões de plataformas têm um hit box problemático, no entanto. As boss battles variam entre desafiadoras e fáceis, só que são bem distintas em design, tornando-as únicas.

Já a dificuldade, não só dos bosses, como do jogo no geral, variam em cada sessão e, claro, nos upgrades e itens que vc têm disponíveis, é bem equilibrado de acordo com a progressão do jogador, caso sinta que tal sessão está difícil, é apenas pq você não está forte o suficiente ou não tem o que é preciso para avançar.

A ambientação é absurda, o sentimendo de solidão e perigo que o jogo passa através da atmosfera é brilhante, graças a direção de arte macabra com cenários que contam uma história própria do que aconteceu em Zebes, os seres que o habitaram e habitam. Outro ponto forte nisso é o sound design fantástico, os ruídos dos inimigos num silêncio completo, o som da chuva ou da lava, a OST misteriosa que te causa suspense ou apenas os ecos dos passos de Samus, tudo isso contribui muito para te inserir naquele planeta, é maravilhoso. Um trabalho técnico incrível.

Super Metroid é um jogo à frente do seu tempo e muito importante para a construção de seu sub-gênero, diversos Metroidvania usaram, usam e usarão o que foi feito aqui. Jogo excelente.

Reviewed on Jun 02, 2022


Comments