Metroid Fusion é mais linear que seu antecessor, com isso, sua exploração diminuiu consideravelmente, portas se trancam e locais ficam inacessíveis até você ter o que é necessário para avançar, porém, ainda existem diversos secrets para aumentar sua munição espalhados pelo mapa então a exploração não se perde totalmente. O mapa não tem uma interconexão tão interessante quanto em Super Metroid, justamente pela linearidade, além da ambientação manter um padrão, mas varia seus biomas e criaturas, impedindo-a de ficar repetitiva, não é tão Metroidvania, mas mantém a filosofia de design de um.

O gameplay melhorou alguns aspectos e piorou outros, como por exemplo, não ter o botão de correr torna mais complicado dar o dash para quebrar paredes, já do lado positivo, apertar um botão para poder usar os mísseis é muito melhor que abrir um menu toda vez que precisar trocar de arma, além de todas as habilidades do buster serem substituídas assim que você as pega, de resto, mantém todas as habilidades já conhecidas, além disso, as sessões de plataforma são bem melhores.

Tecnicamente é complicado, sem dúvidas tem um gráfico lindo, mas peca na ambientação e em criar atmosfera, principalmente por conta da OST fraquíssima e esquecível, mas isso é inevitável por conta das limitações do chip do GBA, realmente uma pena que o Sound Design tenha sido prejudicado.

A narrativa foi o que mais mudou em relação a outros jogos da franquia, em Fusion, tem um foco maior no que a Samus pensa de sua missão e na sua caracterização. É o primeiro Metroid que arrisca ter algum plot com mais texto e felizmente, acerta, fiquei feliz em como tudo foi feito.

Metroid Fusion é um Metroid diferente, mas mantém a qualidade que a franquia tem, jogo muito bom.

Reviewed on Jul 04, 2022


1 Comment


1 year ago

Acredito que a parte do gráfico foi o que mais se perdeu por conta da emulação, porque o GBA é escuro pra cacete. No emulador a gente vê os pixels com cores super vibrantes, mas essas cores são assim para que o jogador consiga enxergar no hardware original.