Finalizei o New Super Mario Bros. agora em 2024 e fiquei surpreso ao saber que ele foi o primeiro game da série Mario em plataforma desde o clássico do Super Nintendo. Isso aumentou demais meu conceito com o jogo, porque é muito visível como o jogo evoluiu em todos os aspectos e instituiu muito do que seria a identidade dos próximos jogos da franquia.

A começar pelo game design, o personagem é bem mais fluído do que no SNES mesmo que tenha basicamente a maioria dos movimentos do seu antecessor. As fases são muito bem construídas, refletindo muito do mundo onde você está situado. Os novos inimigos também trazem novas dificuldades, e outra inovação foram os novos power-ups como o do casco azul (esse eu não gostei muito), o do Big Mario destruidor de telas (achei legal, mas usei muito pouco) e o que torna o protagonista em Mini Mario (meu favorito, apesar de te deixar mais vulnerável).

O jogo possui um esquema de troca de moedas por alguns locais do mapa que te permitem ganhar mais vidas ou receber o power-up do Big Mario. Aqui achei um pouco pobre a forma que eles exploraram esse recurso, fica bem repetitivo ao longo do jogo. Outro ponto que poderia ter sido melhor pensado foi a linearidade do jogo, apesar dos dois mundos extras acaba que o esquema início - meio - fim foge um pouco da ideia do Mario do SNES que te permitia adentrar novos locais, cortar caminho ou descobrir novas fases dentro das fases. Além disso, é meio decepcionante não terem pensado em usar mais o recurso de duas telas, segundo a segunda praticamente inútil em todo o jogo. Para concluir, os chefões mais legais são aqueles que não são os principais, pois te exigem pensar diferente em cada situação. Achei meio brochante o final tão fácil também, poderiam ter caprichado mais na conclusão do game.

Apesar disso tudo é um ótimo jogo, me diverti bastante e para quem pegou na época deve ter sido uma grande novidade para a série.

Reviewed on May 15, 2024


1 Comment


17 days ago

Foda que chefe em Mario 2D nunca foi grande coisa