Uni-vos todas as criações das esperanças humanas e desmantelaremos o grande mal Lúcifer. Nunca fiquei tão viciado e imerso em um jogo de NES até hoje, passei dezenas de horas dentro desse mundo e foi incrível, vou dividir em 3 tópicos principais:

Gameplay

Tudo que eu desejava, e muito mais, quando comecei a jogar vários JRPGs de 1986 e 1987, como:

Progressão de nível sem limites definidos por momento de jogo ou inimigos: Alguns JRPGs que eu joguei da época limitavam a evolução de modo que ao vencer inimigos fracos você não recebia XP nenhum, aqui além de ser livre disso ainda torna vantajoso vencer inimigos fracos mesmo no fim do jogo, já que podem fornecer MAG (pontos necessários para andar com os monstros invocados) e joias de cura (muito úteis em qualquer momento do jogo para te curar totalmente quando fora da batalha).

Ritmo de evolução: Para alguns pode incomodar o elevado tempo de grinding, no entanto, acredito que seja boa parte por ponto de vista, se você focar em fazer fusões cada vez mais fortes, boa parte do grinding é diluído em meio as buscas dos monstros desejados.

Mapa: Eu não era muito fã dessa perspectiva de câmera, porém, com o mapa na lateral fica bem mais fácil de se orientar, além de poder utilizar os mapas de um guia para se localizar, no entanto, com o tempo você acaba decorando os caminhos principais mais usados e nem precisa mais de mapa algum.

Status: Gostei muito como cada um tem extrema importância, como por exemplo, a Sorte, existem alguns inimigos que tem ataques que diminuem seu nível, portanto eu maximizei minha sorte para evitar ao máximo sofrer um ataque desses, e funcionou, só aconteceu uma vez no jogo inteiro. Outro exemplo, eu aumentei bastante a velocidade da Yumiko, já que se eu estiver prestes a perder algum personagem, com ela sendo a mais rápida, fica possível eu usar a cura antes de qualquer movimento do inimigo no próximo turno. E vai indo, você pode elaborar sua estratégia em relação a qual status priorizar.

Magias: Não fiz tanto uso na maioria das lutas, com exceção das de cura, focando mais nos ataques físicos, no entanto, nas emergências ou dependendo caso eram extremamente úteis e interessantes devido a grande variedade delas, ponto positivo.

Captura e fusões: Acredito ser um dos destaques do jogo, dando mais importância para várias criaturas e como eu já disse, diluindo o grinding, no entanto acredito que poderia ser melhorado uma coisa, eliminar personagens, o único jeito era deixando a criatura morrer e reabrindo o jogo com a senha, deixando o processo mais chato, mas tirando isso adorei.

Visuais

Criaturas: Simplesmente incomparáveis com qualquer coisa de NES da época, a quantia de criaturas diferentes com designs incríveis e além de tudo com movimentos animados, é absurdamente mais bonito nisso que qualquer JRPG que eu já joguei lançado antes dele, só pegar por exemplo o Dragon Quest 2, as criaturas lá são bonitinhas, mas não chegam nem aos pés do detalhamento e grandiosidade das criaturas daqui.

Mundo: Muito bonito também, é muito legal como cada mundo tem uma atmosfera diferente, mudando desde a música até a cor da tela, além de serem bem feitos para auxiliar na orientação do jogador em se localizar em um ambiente tridimensional.

OST

Excelente, adorei várias músicas, as minhas 10 favoritas foram:

1: Recollections (Ending)
2: Hellfire
3: Anfini (Anfini Palace)
4: Valhalla
5: Power Attack (Boss)
6: Izanami (Burial Chamber of Izanami)
7: Jewel of The Three (Izanami Rescue)
8: Battlefield (Battle)
9: Daedalus
10: Pray (Jakyou)

Ouça nesse link: https://downloads.khinsider.com/game-soundtracks/album/digital-devil-story-megami-tensei-family-computer

Espiritualidade e Simbolismos

Isso foi disparado o que fez esse jogo me interessar tanto e virar um dos meus favoritos, começando que ele apresenta criaturas de diversas religiões e culturas como Xintoismo, Astecas, Hinduismo, Judaismo, Cristianismo, Zoroastrismo, mitologias nórdicas, irlandesas e de localidades especificas como a criatura Barong da ilha de Bali. Sem dúvidas é um jogo riquíssimo.
E, embora alguns não percebam, essas questões religiosas estão por todo o jogo, não apenas nas criaturas, itens e na história, como no caso da parte que você vai pegar a espada Hinokagutsuchi, e o local que você passa logo antes tem o formato de uma Ura Manji (裏卍) que representa força e a inteligência. E para pegar essa espada você tem que justamente ter um nível 48 ou acima com status de inteligência e força altos! Não vi esse detalhe específico escrito ainda e certeza que devem ter muitos detalhes no jogo que eu não percebi, é genial!

Simplesmente é isso, tiraram leite de pedra, depois dessa eu estou com muita vontade estudar sobre o Xintoísmo, deu tanta curiosidade de saber sobre esses infinitos conhecimentos da humanidade, obrigado Megami Tensei.

Reviewed on Jan 26, 2024


Comments