Vagrant Story é um dos RPGs que fechou o Playstation 1, dirigido por Yasumi Matsuno, responsável por outros trabalhos como Tactics Ogre: Let us Cling Together, Final Fantasy Tactics e Final Fantasy XII. Esse jogo, assim como os Final Fantasy citados, também se passa em Ivallice.
Seu sistema de batalha é o que o diferencia e um dos maiores motivos que fazem desse jogo um clássico atemporal, é um "Semi Turn Based", com um sistema de probabilidade e equipamentos bem detalhados, você anda, e ao apertar bolinha, o jogo congela e entra em uma esfera analítica, onde você escolhe parte do membro do inimigo que quer atacar, ai cada parte tem uma probabilidade de acordo com a posição que o inimigo está nessa esfera. Falando em outros fatores de jogabilidade, é um Dungeon Crawler muito bem feito, só que diferente de um RPG com um sistema mais convencional que você upa e fica mais forte, aqui você upa e ganha só uns mini stats a mais, pra ficar mais forte é necessário forjar novos equipamentos em pequenos pontos chamados Workshops com peças dropadas pelos inimigos do jogo, o que incentiva diretamente a experimentação e a busca pelo entendimento profundo dessas mecânicas.
Seu sistema é complexo e único, cada pequena batalha necessita de sua preparação e de domínio das mecânicas que o jogo apresenta, é bem desafiador e interessante. Para além disso, apresenta uma história política intensa e muito bem executada, a nível de todas aventuras em Ivallice. Gigante, complexo e perfeitinho!

Reviewed on Jan 29, 2024


Comments