Resident Evil 0, um dos jogos mais controversos da franquia e o jogo que me fez desistir de jogar 4 vezes antes que eu pudesse realmente ver o fim da história.

Não faz sentido ficar recitando os problemas desse jogo, já existem horas e horas de vídeos e textos falando exaustivamente sobre eles.

RE0 é um jogo lento, mesmo que a campanha seja relativamente curta. A curva de dificuldade é errática e, diferente do clássico de 1996 e seu remake, os mapas são consideravelmente menos marcantes e memoráveis.

Todavia, uma vez que eu finalmente consegui parar de tentar comparar o jogo com seus sucessores e antecessores, pude experimentar uma experiência diferente da habitual.
Claro, os defeitos do jogo não foram embora, mas quando lembrei que me adaptar ao jogo significaria sobreviver nele, passei a me esforçar em pensar em estratégias, ler o mapa com mais cuidado e compreender o quanto de micro e macrogerenciamento de itens seriam necessários.

Foram necessárias umas 5 horas ou mais até que eu conseguisse pôr tudo isso em ordem e quando consegui, bem, foi satisfatório terminar um jogo que eu sequer tolerava jogar por uma única hora.

Com as estratégias na mente, consegui completar o jogo mais algumas vezes e obtive todas as conquistas como uma marca de que finalmente deixei de lado minha impaciência com RE0 e, agora, posso apreciar o jogo de uma maneira mais madura.

Reviewed on Nov 30, 2022


Comments