Eu sempre fui 8 ou 80 nos Metroidvania, jogos que eu gosto como a franquia Metroid, Kirby & the Amazing Mirror e Wario Land 3 por exemplo são alguns dos melhores jogos que joguei na minha vida mas por outro lado jogos como Ori e Hollow Knight não cheiram e nem fedem. Joguei 8 horas de Hollow Knight no Xbox One e achei bacaninha mas nada demais, eu tava doente nesse dia então talvez se eu jogar novamente eu queime minha web língua.

Mas dessa vez foi diferente, zerei Castlevania: Symphony of the Night semana passada, eu estava querendo jogar alguma coisa diferente e foi aí que o @Davi_fg me recomendou o remake do Rondo of Blood do PSP chamado Dracula X Chronicles, já que ele tinha dito que o Port do Symphony era um desbloqueável e o remake em si era muito bom. Zerei Dracula X Chronicles e achei bem legal mas quando joguei o SOTN foi aí que as coisas mudaram.

Todos sabemos que Castlevania: Symphony of the Night é considerado um clássico dos Metroidvania, tão importante que ajudou no nome do gênero e depois de eu ter concluído o jogo finalmente entendi, é um jogo magnífico!

A história é simples mas achei bem interessante que o começo do jogo é justamente o final do Rondo of Blood, quando joguei o remake do PSP eu estava achando que só tinham colocado o SOTN no jogo porque todo mundo ama o jogo e não porque a história do SOTN é a continuação do Rondo of Blood.

Os gráficos são SUPER lindos, que pixel art bonita, o sprite do Alucard andando é muito foda e os inimigos são bem detalhados. O castelo normal e o invertido são muito bonitos, cada área tem um charme que tornam elas únicas, o Coliseu e a Biblioteca foram os lugares que mais achei bonito. Até as salas de Save são incríveis e super detalhadas, a animação de Save é muito bonita.

Curiosidade: sabia que Alucard é Dracula ao contrário? 😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱

O Level Design é incrível, cada parte do castelo é única e marcante, o mapa tem um ótimo tamanho, não achei tão grande assim mas também não é minúsculo ou linear. O castelo invertido no geral ficou muito bom mas teve alguns momentos que achei que atrapalharam um pouco a aventura, principalmente aquelas armadilhas da Black Marble Gallery que atacam o jogador de surpresa, o problema pra mim foi que essa armadilha aparece com muita frequência nesse lugar.

A variedade de inimigos e chefes também é enorme, em ambos os castelos a gente tem bastante tipo de inimigo diferente mas os chefes foram a parte mais marcante na minha opinião, principalmente o Legion e o Galamoth, a mecânica do Legion é simples, é basicamente um Boss que tem uma casca envolta dele e temos que tirar essa casca para destruir o núcleo mas do jeito que está no jogo achei bem medonho mas bem legal, o bicho é bastante detalhado e ver aqueles corpos caindo dele é bem nojento e o cenário de fundo é bonito demais, um monte de caveira super detalhada. Já o Galamoth ele me marcou porque foi de longe o chefe mais difícil do jogo, nenhum chefe se compara ao Galamoth, ele tem uma quantidade absurda de vida e seus golpes são chatos de desviar mas pelo menos é um Boss opcional, eu também gostei do design dele e depois eu descobri que ele é o vilão do Kid Dracula.

O Boss Final achei bem fácil pra falar a verdade, lutamos contra o Dracula depois de pegar as 5 partes dele (aparentemente até isso é uma referência ao Castlevania II do NES), apesar do design foda a batalha foi tranquila.

A dificuldade do jogo é relativamente fácil, pra mim as partes mais difíceis foram o começo do jogo e do castelo invertido, além da batalha do Galamoth claro. Sobre o castelo invertido eu achei a Caverna a pior área do jogo, tem uma quantidade muito grande de inimigos e aquela Blue Venus Weed é o pior inimigo normal do jogo.

A trilha sonora é muito boa, minha música favorita por enquanto é Dracula's Castle.

Castlevania: Symphony of the Night foi um dos melhores Metroidvania que eu joguei, é um jogo bom pra caralho e olha que esse é apenas o meu terceiro Castlevania no geral! Não acho que minha "análise" pra esse jogo foi boa mas eu queria falar dele, agora eu estou jogando o Aria of Sorrow e por enquanto estou achando no mesmo nível do SOTN. Então é isso! Essa foi a minha análise para o Halloween, FALOUUUUUUUU!

Reviewed on Oct 31, 2023


5 Comments


3 months ago

Fico feliz que tu tenha gostado do jogo, mas depois tu precisa pegar pra ouvir a OST com mais calma (se é que você já não fez) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Aliás, coletar as 5 partes do Dracula é sim algo vindo do Castlevania 2, inclusive são as mesmas (olho, unha, costela, anel e coração). Espero que também goste do Aria.

3 months ago

Esse eu tô devendo a tempos, nunca fui longe em Metroidvania, talvez eu tente no futuro.

3 months ago

esse jogo é muito ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

3 months ago

@GaiBrusX ue, eu fiz review do Hollow Knight?

3 months ago

@Geno123 tmj