Eu nunca pensei que existiria um Remake do primeiro Mario Vs. Donkey Kong já que eu nunca vi muitos motivos para ele receber um Remake, além disso Mario Vs. Donkey Kong não é a série de Spin-offs mais popular mas apesar disso o jogo original de GBA foi um dos primeiros jogos que joguei na minha vida e um dos primeiros que joguei em um emulador (pelo o que eu lembro) e ver um jogo da minha infância recebendo uma versão HD é bem legal. Eu ainda preferia um Donkey Kong novo? Com certeza absoluta mas um Mario Vs. Donkey Kong não é ruim.

A história do jogo continua a mesma idiotice de sempre. O DK está assistindo TV até que ele vê um comercial do Mini Mario, por algum motivo ele gostou tanto do Mini Mario que saiu de casa e foi comprar o Mini Mario mas infelizmente estava esgotado, aí o DK teve a maior ideia de todos os tempos, invadir a fábrica dos brinquedos Mini Mario, enquanto isso o Mario como um bom burguês estava fazendo porra nenhuma até que ele vê o DK fugindo da fábrica e o Mario resolve ir atrás dele, assim começa o jogo.

Diferente de todos os jogos da série, esse aqui é um jogo de plataforma com puzzles, ou seja teremos que resolver quebra-cabeças. Nada de pisar em Goombas ou Koopas, ao invés disso é pegar chaves e caixas de presente e salvar o Mini Mario. O começo é bem simples e fácil mas com o passar dos mundos a dificuldade aumenta gradualmente mas nunca ficando muito injusto (isso vale para o original também).

Uma novidade é que agora é possível escolher a dificuldade do jogo, temos a dificuldade Casual e o Clássico. O modo casual é para quem quer uma experiência mais simples e relaxada, as fases possuem Checkpoints e você pode morrer várias vezes enquanto que o Clássico é uma experiência mais próxima do original.

Cada um dos 8 mundos principais apresentam 8 fases, 6 delas são fases normais e as 2 últimas são do Mini Mario e a batalha com o DK. A fase do Mini Mario consiste em levar um grupo de Mini Mario para uma caixa enquanto coleta três letras para formar a palavra TOY. Já as batalhas do DK são simples mas cumprem o papel porque além de divertidas usam as mecânicas apresentadas do mundo.

Após terminar o jogo, 8 mundos bônus serão liberados dessa vez com "Plus" no nome, dessa vez são apenas 6 fases por mundo, além de serem mais difíceis agora você precisa levar um Mini Mario que está carregando uma chave para terminar a fase, você precisa ter cuidado com o Mini Mario porque ele não pode morrer, ele será a mecânica principal da segunda metade, apesar de serem mais difíceis pelo menos são mais curtas.

Além da "parte 2" existem as fases Expert, são mais parecidas com a primeira parte porém mais difíceis, são 16 níveis Expert no total e para desbloquear todas é necessário ter uma estrela dourada em quase todas as fases mas eu explico melhor isso depois.

Falando dos mundos em si, são eles:
1- Mario Toy Company
2- Donkey Kong Jungle
3- Fire Mountain
4- Merry Mini-Land (Novo)
5- Spooky House
6- Slippery Summet (Novo)
7- Mystic Forest
8- Twilight City

Enquanto que antigamente existia 6 mundos agora foram adicionados mais 2 mundos novos sendo Merry Mini-Land (um parque de diversões) e Slippery Summet (uma montanha de gelo), as fases são tão boas quanto as antigas, elas apresentam novos conceitos e usam coisas de outros jogos como as Caixas de Teleporte do Super Mario 3D World.

Uma grande mudança na gameplay foram os controles, o Mario é propositalmente travado e frágil e os pulos precisam ser mais estratégicos porém algo que tiraram no Remake foi a morte de queda, no original se o Mario caísse de uma altura alta ele morria porém no Remake nada acontece, deixando o jogo mais quebrado pelo fato de facilitar bastante comparado com o original mas ao mesmo tempo eu achei bem divertido porque o Mario é mais "livre".

Outra coisa da gameplay são as caixas de presente, elas são os principais colecionáveis, existem 3 delas em cada fase e para ter a estrela dourada você precisa coletar todas elas, não são obrigatórias mas se quiser jogar as fases Expert precisará coletar quase todas elas. O jeito de obter as estrelas douradas foi alterado porque no original existia um sistema de pontuação, resumindo não era apenas coletar todos os presentes, o tempo que demorou para concluir a fase também importava.

Uma grande mudança foram as Fases Bônus, no original essas fases eram liberadas após você pegar as três caixas de presentes e podiam ser dois tipos de minigames, o primeiro que era trocar a caixa com vida para o DK não esmagar ela enquanto que o segundo era parar uma seta de rolagem em cima do presente que continha vidas. No Remake agora é uma mini fase que precisamos pegar uma chave voadora para abrir um baú, eu pessoalmente prefiro mil vezes a fase bônus do Remake, além disso em todos os mundos o Level Design é diferente!

O modo Time Attack é uma feature nova e muito bem vinda, após completar a campanha principal e o pós game você poderá jogar todas as fases no modo Time Attack, basicamente você tem que completar a fase o mais rápido possível em um tempo pré determinado pelo jogo.

Os gráficos receberam um grande upgrade, eles são BEM melhores que o original e as cutscenes também estão animadas ao invés de serem um monte de imagem estática, no geral o jogo é simples porém bonito. Meu destaque fica pelo Donkey Kong que ele está muito bem feito (uma pena que não foi usado para um jogo dele).

A trilha sonora é muito boa como sempre, gostei que não é um simples remix novo, eles mudaram o estilo da música dessa vez sendo mais Jazz o que mudou bastante comparado com o original, para um jogo mais lento achei que combinou bastante. Minhas músicas favoritas são:
-Title Theme
-Mini-Mario Level
-Mario Toy Company A
-Mario Toy Company Boss
-Bonus Game
-Twilight City B
-The Final Battle
-The Real Final Battle

O jogo é muito bom mas ainda assim eu tenho algumas críticas. A primeira delas e a principal é o preço, ele custa 50$ ou R$250 aqui no Cusil e pelo o que oferece é bem caro... Eu não sou o cara que acha que quanto mais horas de gameplay mais compensa o preço mas Mario Vs. Donkey Kong é curto e apesar de ser bom não é a obra prima do século, ainda mais que é possível jogar o original de GBA em qualquer dispositivo e o tempo de duração não será muito diferente.

O segundo problema é que mesmo 20 anos depois do lançamento do original ainda não tem o modo de criar as próprias fases, ele era pra estar no primeiro Mario Vs. Donkey Kong mas foi cortado e esse modo só foi aparecer nas sequências, eu acho que seria INCRÍVEL se esse modo fosse introduzido para o Remake como se fosse uma espécie de Super Mario Maker, você poderia postar sua fase, jogar a fase dos outros e etc. Pelo menos pra mim só isso me motivaria mais para jogar o jogo.

O terceiro é que apesar dele ser mais bonito que o original ele meio que "perdeu o charme" em algumas ocasiões, por exemplo os diálogos do Mario foram simplificados, a maioria das animações de morte do Mario foram cortadas (sendo que estão nos arquivos do jogo!), a animação exagerada do Mario entrando na porta foi simplificada, a falta do sistema de pontuação deixou o jogo bem mais fácil de fazer o 100% que antes e até mesmo o dano em queda que foi cortado (apesar que esse em específico não acho que foi tão ruim assim), diferente do Remake do Super Mario RPG que tudo é fiel porém melhor, aqui no Mario Vs. Donkey Kong têm algumas coisas que estão melhores e outras que foram pioradas.

E por último é que mesmo o Time Attack sendo divertido não há nenhum propósito em terminar ele, você ganha literalmente nada ao completar todas as fases nesse modo... Acho que podia pelo menos dar uma tela de parabéns ou sei lá, esse modo é bem secundário mesmo.

E assim eu termino a análise de Mario Vs. Donkey Kong, apesar de eu ter criticado algumas coisas eu ainda acho que vale a pena ser jogado se você gosta de plataforma com puzzle ou se é fã do Mario.

OBS: o modo multiplayer é algo novo do Remake mas eu não falei dele porque eu só joguei sozinho.

Reviewed on May 17, 2024


4 Comments


21 days ago

Eu esqueci que esse remake existia

21 days ago

@Yanser94 eu te entendo, ele não recebeu muita atenção e por ser uma série de spin off que não marcou tantas pessoas também não ajuda.

14 days ago

Apesar de um review super detalhada eu preciso dizer que o trecho "ou 250$ aqui no cusil" me quebrou de maneiras inimagináveis, obrigado Geno-san! Kkkkkkkkkkkkkkklk

14 days ago

@Khaetan de nada! Kkkkkkkkkkkk