RE3R é uma reimaginação da versão clássica, traz uma adaptação mais livre em comparação aos dois primeiros remakes. Essa escolha pode ter trazido estranheza e até descontentamento para quem esperava algo mais fiel ao jogo de 1999 ou um clone do remake de Resident Evil 2. A grande maioria das criticas é justamente de pessoas que esperavam algo fiel ao conteúdo original e acabou tendo suas expectativas quebradas — o que prova que o jogo está longe de ser ruim.

RE3R (assim como o clássico) flerta bastante com ação — diferente de seus antecessores. O jogo tem um ritmo mais acelerado, afinal de contas o objetivo de Jill Valentine é dar o fora da cidade enquanto tem um monstro invencível em sua cola. Outro ponto que muitas pessoas reclamaram (principalmente após terem jogado RE2R) é que o Nemesis não assusta e não é uma ameaça constante como o Tirano), mas esse nunca foi o objetivo dele, até mesmo no clássico ele era um inimigo extremamente roteirizado que aparecia apenas em certas partes da gameplay. Ter um Nemesis patrulhando as ruas lineares de Raccoon City só traria um elemento de horror para um jogo onde o foco é mais ação — talvez jogos como Outlast e Amnesia tenha acostumado mal as pessoas, mas Resident Evil nunca teve esse tipo de objetivo (talvez só quando erroneamente tenta beber dessa fonte por ela estar em alta), até porque os personagens da franquia sabem se defender. O Nemesis aqui passa a imagem que tinha de passar :um monstro extremamente chato e invencível que vai ficar aparecendo para a Jill DIVERSAS vezes durante a gameplay — só não vai ficar perseguindo ela em todos os lugares, pois isso aqui não é Dead by The Light.

O jogo pode passar a impressão de que foi rushado para quem jogou o original, pois os acontecimentos aqui estão em ordem diferente da versão de 1999. Enquanto no clássico demora um pouco pro Nemesis aparecer, você conhecer o Carlos ou chegar ao metro, aqui você faz tudo isso em menos de 10 minutos: A falta de puzzles (grande erro) e de backtracking que contribuem para a gameplay ser curta (no entanto a versão clássica também é curta). Retiraram alguns lugares clássicos como o cemitério, que era muito ícone. A torre do relógio está lá, você passa em frente a ela, mas a substituíram por uma boss fight numa ponte. Os locais novos não são lá essas coisas mesmo, tipo o esgoto que é um mapa apático e chato onde somos apresentados a um novo tipo de Caçador que é extremamente fácil de derrubar.

Jill Valentine pela primeira vez em muito tempo está interessante e tem de fato uma personalidade (quem lembra da porta que ela era em Revelations?). E Carlos também foi melhor construído, está mais divertido e interessante, o relacionamento dos dois também foi melhor desenvolvido e Carlos até ganhou mais tempo de gameplay.

A história do jogo segue a mesma, mas foi adaptada de forma diferente, para ficar melhor acomodada nessa pegada cinematográfica que a direção escolheu, no geral RE3R tem mais acertos que erros, mas é compreensível as expectativas frustradas, principalmente quando você espera uma gameplay similar com a de RE2R ou mais fidelidade ao clássico de 1999. Se você jogar esse titulo sabendo que é uma adaptação livre focada mais em ação você provavelmente vai gostar.

Reviewed on Jun 12, 2023


Comments