Salt and Santuary
Desenvolvedor: Ska Studios
Publisher: Ska Studios

Imaginem dark souls de forma simplificada e em duas dimensões, é o que se encontrará em Salt and Santuary.

As similares estão presentes ao longo de todo o jogo: no design da UI, no sistema de aquisição e perda de recursos, nos santuários de save com respawn dos inimigos, nos consumíveis, nas bossfights, no modo de contar a história, etc.

Entretanto, ao mesmo tempo em que se baseia no estilo dos souls, também possui certa identidade, e tudo é implementado de forma que se encaixa na temática apresentada.

A gameplay é boa e responsiva, bem divertida dentro do limite que o 2D possibilita. A travessia é a melhor parte: através das marcas, o player vai liberando novas fórmulas de trafegar pelo mapa - que são bem divertidas, por sinal -, o que libera novas áreas e amplia a possibilidade de exploração.

O jogo possui um elemento de RPG fantástico, com um modo criativo de upgrade e desbloqueio de novas armas/armaduras. A quantidade de itens e variedade de inimigos impressiona.

O jogo, entretanto, peca um pouco no balanceamento. Não há nenhum boss realmente difícil, o que prejudica o senso de magnitude. É divertido mas a experiência não é recompensadora como um verdadeiro souls. Em termos de mobs normais, também são poucos os que oferecem desafio, alguns até tem mecânicas interessantes, mas via de regra é bastante simples de lidar. A gravidade, muita das vezes, é o maior inimigo, tendo em vista que o jogo se utiliza bastante de pulos entre plataformas.

Em resumo, é um jogo indie com bastante foco no gameplay, que, embora provavelmente não vá te marcar pra vida, irá proporcionar diversas horas de entretenimento.

Reviewed on Apr 08, 2024


Comments