Que completa loucura foi essa que eu acabei de presenciar? Virtue's Last Reward é a sequência direta do 999, um jogo que é um mix de Visual Novel com Escape the Room. Ambos são obras do Kotaro Uchikoshi, um gênio que também fez AI: The Somnium Files, um jogo que está entre os melhores que já joguei na minha vida. Assim que joguei o mesmo fui buscar os outros jogos que ele fez, já que tudo que esse cara usa em suas narrativas são coisas que eu simplesmente adoro: Mistérios e plot-twists completamente insanos e mirabolantes, e o cara faz isso como ninguém.

O jogo tem vários finais como era de se esperar, só que dessa vez é necessário fazer 8 deles numa sequência específica pra liberar o true ending, já que as rotas são travadas no momento mais conveniente possível envolvendo alguma informação que esteja em outra rota, mas por sorte o jogo tem um sistema de Flowchart bem competente, podendo voltar a qualquer momento do jogo quando quiser. Cara... os puzzles desse jogo são muito, mas muito difíceis, o 999 não chega nem perto. Não sei se foi porque eu fui burro mas estão entre os mais difíceis que já vi, dúvido que alguém não tenha olhado ao menos uma vez na net em algum momento, eu mesmo que sou extremamente orgulhoso pra ver guias tive que apelar em alguns momentos pois já tinha dado uma pausa no jogo duas vezes por ter travado, afinal sinceramente, eu estava aqui pelo plot, e tava doido pra prosseguir e acabava ficando mais de uma hora travado em uma sala, mas pra quem quer puzzles genuinamente desafiadores esse pode ser um ponto atrativo. Os gráficos 3D são estranhos a primeira vista mas acostuma, eu não sou daqueles que ficam de nitpicking com isso e pude aproveitar do mesmo jeito. A trilha é ótima, com muitas faixas atmosféricas e de suspense. Não é algo que você vai pegar pra escutar fora do jogo, mas dentro dele funciona muito bem. O cast é mais divisivo que o do 999, eu particularmente gostei e o fato de você se sentir genuinamente irritado com alguns deles é completamente intencional. Sigma é um protagonista sensacional.

Por fim tudo valeu a pena, o nível de qualidade se mantém ao seu antecessor, entregando uma história genuinamente engajante e de cair o queixo, os twists são completamente insanos, com muito foreshadowing e pra quem gosta dessas loucuras igual eu vai estar em casa, o jeito que o Uchikoshi consegue segurar os mistérios e suspense no ar até o literal último segundo é absurdo, ainda estou tentando me recuperar daquele final, são tantos sentimentos misturados, surpresa, choque, tristeza, confusão que eu não consigo nem organizar meus pensamentos, e isso é maravilhoso. Agora é esperar a oportunidade de jogar o último jogo que fecha a trilogia, Zero Time Dilemma, um jogo bem polêmico e confesso que estou com medo de me decepcionar já que o terreno foi preparado pra ele. Como não tenho ele no meu alcance no momento o que resta é esperar (num certo serviço de assinatura...) Jogão que eu recomendo fortemente seja pra quem gosta de mistério, suspense ou Sci-Fi, também sendo uma boa pedida pra quem quer ingressar em Visual Novels, mas claro, começando pelo seu antecessor.

Reviewed on Jan 13, 2023


8 Comments


1 year ago

????????????

1 year ago

Hm?

1 year ago

Esse eu tenho boas expectativas, até pq gostei bastante do primeiro. Alguns dizem ser superior ao primeiro, outros dizem ser inferior, mas ao contrário do Zero Time Dilemma, só escuto boas críticas vindo desse. Uma coisa só que me deixou com o pé atrás, foi que os sprites não são mais 2D animados, coisa que eu tinha achado muito top no primeiro jogo. Confesso que o 3D desse não me chamou muita atenção.

1 year ago

@H1goru, eu achei ele tão bom quanto o primeiro, ainda to indeciso sobre qual o melhor, mas que mantém o mesmo nível de qualidade é um fato, um completa o outro. O jogo tem um tom diferente do 999 e achei isso uma mudança extremamente bem vinda, cada jogo tem seus méritos.

O 3D é meio estranho a primeira vista, mas não é nada abismal e era o que o 3DS tankava, embora Ace Attorney por exemplo tenha modelos bem mais bonitos. Eu não sou daqueles se deixa levar por isso ou que seja algo que interfira na minha nota, mas vai da pessoa. Os cenários 3D se aplicam as Escape Rooms também, são bem mais fáceis de se visualizar, navegar e mais intuitivas, embora o jogo seja muito mais difícil.

1 year ago

Eu tbm não vou deixar isso me incomodar quando jogar, o 3D não parece mal feito a ponto de ser desconfortável de jogar. É só que das poucas coisas que eu vi sobre o jogo(pra não levar spoiler), isso foi o que me estranhou a primeira vista.

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

"Cara... os puzzles desse jogo são muito, mas muito difíceis [...]. Não sei se foi porque eu fui burro mas estão entre os mais difíceis que já vi, dúvido que alguém não tenha olhado ao menos uma vez na net em algum momento, eu mesmo que sou extremamente orgulhoso pra ver guias tive que apelar em alguns momentos pois já tinha dado uma pausa no jogo duas vezes por ter travado [...] e tava doido pra prosseguir e acabava ficando mais de uma hora travado em uma sala"

Bitch, please...

1 year ago

@CDX, não pode falar "puzzle" né? =P

1 year ago

Colega, tu não tá entendendo.

Gehenna é onde o machão se borra de medo e os amigos não veem. Ele te faz chorar em posição fetal e chamar pela sua mamãe.