Totally Reliable Delivery Service é um jogo que claramente não se leva a sério. Mesmo se colocado ao lado de outras produções com física peculiar, como Gang Beasts ou Human: Fall Flat (a comparação mais óbvia), ele ainda soa diferente – mais exagerado, mais cômico. A ideia aqui não é simplesmente ser engraçado, mas sim ativamente zoar com a sua cara. Enquanto em alguns minutos jogando, por exemplo, Human: Fall Flat, você já consegue dominar os comandos e realizar os objetivos do jogo tranquilamente, TRDS nunca te permite esse controle total.

Se você achar graça em controlar um personagem que fica caindo, tropeçando e desmaiando frequentemente, talvez seja o público-alvo e de fato aprecie essa experiência. Particularmente falando, achei divertido no início, mas rapidamente cansativo. Tentar a mesma entrega inúmeras vezes somente para explodir, errar um alvo, ter que buscar o pedido em locais distantes e, enfim, falhar miseravelmente em todas elas, é simplesmente muito irritante – especialmente quando nem é culpa sua, mas sim de uma programação que só quer dificultar as tarefas.

Esteticamente falando, TRDS também não possui muitos atributos a serem elogiados. A ambientação não cria um clima próprio, o design dos personagens é feio e as cores são todas hipersaturadas – não há uma direção de arte muito cuidadosa aqui. Claro, é uma obra despretensiosa, pastelona, mas não penso que isso impeça um visual mais interessante. Num esforço para encontrar pontos positivos nesse quesito, ressaltaria a variedade encontrada pelo mapa: os locais são, pelo menos, diferenciados. Nada que surpreenda de maneira alguma, entretanto.

Se você for capaz de ignorar a aparência e vencer a jogabilidade, com muita paciência e insistência em algumas missões, é possível realizar tudo – mas até lá, o jogo já saturou faz tempo. Jogando pausadamente por vários dias, completei as duzentas entregas e, finalmente, platinei essa peça. Faria de novo? Não. Digo tranquilamente que prefiro jogar todos os níveis de Human: Fall Flat (incluindo as atualizações) várias vezes antes de ter que entrar em Totally Reliable Delivery Service mais uma vez. No entanto, admito: talvez o jogo realmente só não seja para mim.

Reviewed on Aug 26, 2023


Comments