Bio
PlayStation 4 owner.
Personal Ratings
1★
5★

Badges


N00b

Played 100+ games

Roadtrip

Voted for at least 3 features on the roadmap

Favorite Games

Mortal Kombat
Mortal Kombat
Minecraft
Minecraft
The Last of Us
The Last of Us
God of War
God of War
Bloodborne
Bloodborne

116

Total Games Played

000

Played in 2024

035

Games Backloggd


Recently Played See More

Totally Reliable Delivery Service
Totally Reliable Delivery Service

Aug 10

Lake
Lake

Aug 04

Recently Reviewed See More

Totally Reliable Delivery Service é um jogo que claramente não se leva a sério. Mesmo se colocado ao lado de outras produções com física peculiar, como Gang Beasts ou Human: Fall Flat (a comparação mais óbvia), ele ainda soa diferente – mais exagerado, mais cômico. A ideia aqui não é simplesmente ser engraçado, mas sim ativamente zoar com a sua cara. Enquanto em alguns minutos jogando, por exemplo, Human: Fall Flat, você já consegue dominar os comandos e realizar os objetivos do jogo tranquilamente, TRDS nunca te permite esse controle total.

Se você achar graça em controlar um personagem que fica caindo, tropeçando e desmaiando frequentemente, talvez seja o público-alvo e de fato aprecie essa experiência. Particularmente falando, achei divertido no início, mas rapidamente cansativo. Tentar a mesma entrega inúmeras vezes somente para explodir, errar um alvo, ter que buscar o pedido em locais distantes e, enfim, falhar miseravelmente em todas elas, é simplesmente muito irritante – especialmente quando nem é culpa sua, mas sim de uma programação que só quer dificultar as tarefas.

Esteticamente falando, TRDS também não possui muitos atributos a serem elogiados. A ambientação não cria um clima próprio, o design dos personagens é feio e as cores são todas hipersaturadas – não há uma direção de arte muito cuidadosa aqui. Claro, é uma obra despretensiosa, pastelona, mas não penso que isso impeça um visual mais interessante. Num esforço para encontrar pontos positivos nesse quesito, ressaltaria a variedade encontrada pelo mapa: os locais são, pelo menos, diferenciados. Nada que surpreenda de maneira alguma, entretanto.

Se você for capaz de ignorar a aparência e vencer a jogabilidade, com muita paciência e insistência em algumas missões, é possível realizar tudo – mas até lá, o jogo já saturou faz tempo. Jogando pausadamente por vários dias, completei as duzentas entregas e, finalmente, platinei essa peça. Faria de novo? Não. Digo tranquilamente que prefiro jogar todos os níveis de Human: Fall Flat (incluindo as atualizações) várias vezes antes de ter que entrar em Totally Reliable Delivery Service mais uma vez. No entanto, admito: talvez o jogo realmente só não seja para mim.

O design de arte e o mundo de Lake são muito bem feitos para uma produção indie, e os controles são bastante precisos. A proposta de ter uma experiência mais calma enquanto entrega cartas e conhece as pessoas da cidade, por outro lado, tem uma execução bastante mediana.

Apenas duas relações entre a protagonista e os NPCs são de fato bem desenvolvidas. Há outras duas que até despertam interesse, mas carecem de um trabalho melhor. Fora estas, há várias que você simplesmente não liga ou esquece que existem em certo ponto da história.

Além disso, a gameplay pedia por mais variedade. No início é interessante viajar pela cidade e descobrir os diferentes cenários, mas aproximadamente na metade você estará só repetindo as mesmas ações nos mesmos locais que já conhece. Não chega a ser horrível, mas enjoa.

Existem dois finais principais e um terceiro “secreto”, mas que não é difícil de encontrar – e ainda dentro desses, pequenas variações podem ocorrer. Todas as opções são interessantes pro arco da protagonista, mas a forma como são executados carece muito de clímax.

O que mais me incomodou, no entanto, foi a performance. Joguei ele no PS4 e a taxa de frames cai aleatoriamente sem razão alguma, fora a lentidão após as entregas e, o pior de tudo: crashes a todo momento – especialmente se você usufruir da opção de fast travel pelo mapa.

Se não fosse pela má otimização do jogo pro console (creio que a versão de PC não seja assim), Lake poderia ser uma experiência ok, mas tais problemas infelizmente estragam o que tinha para ser apreciado no jogo, que acabou me oferecendo uma experiência desagradável.