"Uma relação sólida construída com o tempo, através da compreensão e superação de dificuldades" é a frase que, pra mim, descreve The Last of Us.
E isso não apenas por este ser um elemento chave na história do jogo, mas também porque essa frase, literalmente, descreve a minha experiência com o jogo.
A gameplay que eu achei, inicialmente, repleta de pontos irritantes e com elementos que pareciam desnecessários ou inúteis, com o tempo, e mesmo se mantendo imutável, se tornou uma experiência fantástica e dinâmica que eu simplesmente não queria parar de jogar.

Acho que é desnecessário eu focar aqui em dizer o que todo mundo já sabe, que é o quão maravilhosa é a história do jogo, assim como seus cenários e ambientação, então irei pular direto para a gameplay, que se trata justamente da minha jornada de entendimento do jogo.
Primeiro, vamos ao contexto geral: The Last of Us é um jogo que você precisa gerir muito bem seus recursos, porquê tudo quanto é tipo de situação pode rolar - e dependendo da situação, seus recursos vão se esgotar como água em um único embate.
Em situações Stealth, você não possui nenhuma habilidade extra de locomoção (como Dishonored) e nenhuma arma com silenciador que te permite derrubar inimigos de longe, de maneira precisa, sem alertar ninguém ao mesmo tempo que gastando só uma bala por inimigo (como em Metro). A única arma silenciada que você ganha no jogo é um arco e flecha, que é bem limitado dependendo da situação, distância e mobilidade do inimigo, o que te deixa em um Stealth quase exclusivamente melee, onde derrubar os inimigos silenciosamente é uma ação arriscada que toma alguns segundos... A menos que você utilize alguns recursos, o que, como se deve imaginar, é algo que não temos o luxo de fazer a qualquer momento - e qualquer deslize pode alertar os inimigos, que vão começar a te caçar violentamente. Em situações de batalha a coisa é igualmente complicada pois os inimigos sabem como te flanquear, além de se mexerem que nem umas enguias, o que dificulta economizar balas com headshots.
Esta, meus amigos, é a situação caótica que vai te acompanhar o jogo inteiro e, a menos que você aprenda a lidar com elas, você vai sofrer e gastar todos os seus recursos - e é JUSTAMENTE ISSO que te ensina a lidar com as situações do jogo: SOFRER COM FALTA DE RECURSOS!

The Last of Us possui uma gameplay singular que te faz, independente do costume com outros jogos, acabar jogando ele errado no começo. Isso devido as várias vezes que o jogo te pega de surpresa com a agressividade e letalidade das situações. E o jeito de aprender a jogar certo é caindo em situações de necessidade de recursos (que é uma situação que você vai se encontrar diversas vezes, acredite), que te obrigam a ser criativo, improvisar e utilizar coisas que você antes ignorava. Com isso, junto a determinação de sobreviver, você começa a entender DE VERDADE os diferentes elementos e mecânicas do jogo, assim como a forma correta de manipular eles para ganhar vantagem frente aos inúmeros problemas que te esperam no caminho - o que é FENOMENAL!

Por mim, eu daria 5 estrelas ao jogo fácil, mas infelizmente a versão que joguei (a de PC) sofre com uma quantidade muito alta de crashs súbitos. Pode ser que o jogo feche sozinho no menu, ou carregando o save, ou 5 minutos após carregar o save, ou 5 horas jogo adentro, ou simplesmente não fechar (o que, durante o meu jogo, foi um golpe de sorte que só tive duas vezes). Dando uma lida por aí, vi que sofrer com crashs no PC não é um azar incomum. Há soluções como desabilitar o DLSS ou limitar o FPS, que, dependendo, até ajudam, mas não em definitivo, então vai da sorte ou azar da compatibilidade do jogo com o seu PC.

Mas fora isso, The Last of Us é uma experiência fantástica e marcante que soube trabalhar ao primor todos os seus aspectos e que absolutamente merece ser jogada!

Reviewed on Dec 26, 2023


3 Comments


4 months ago

Bizarro o fato de você enfrentar problemas de crash. A Sony dá tanto carinho para as versões de console para as de PC serem tão problemáticas

4 months ago

@LeonardoMF93 Sim. Esses crashs me pegaram bem de surpresa, ainda mais pq o jogo rodou perfeito no PC de um amigo q tem um setup bem similar ao meu.
Mas dando uma pesquisada, parece que esses problemas de crash tão rolando bem mais nos ports de jogos de PS5 (o Ratchet & Clank Rift Apart, por exemplo, tem reclamações bem parecidas com o Last of Us). Os de PS4, no geral, parecem bem mais estáveis - tanto q eu to jogando Horizon Zero Dawn agr e até o momento n tive nenhum problema.

4 months ago

Curioso. Nunca li nada sobre esse problema ser mais comum nas versões de PS5. É bem curioso, mesmo...