Recentemente, joguei e concluí Another Code: Recollection, um jogo que nunca havia experimentado antes. Decidi testá-lo após o trailer chamar muito minha atenção.

Another Code: Recollection é, essencialmente, um "remaster", uma atualização de dois clássicos para o Nintendo Switch: um jogo do DS, Another Code: Two Memories, e sua sequência no Wii, Another Code R: A Journey Into Lost Memories.

Another Code é um jogo intrigante, pois combina elementos de clássicos títulos de aventura com uma abordagem novel e elementos de puzzle. Você assume o papel de Ashley Mizuki Robbins, uma jovem que recebe um pacote de seu pai em seu 14º aniversário, juntamente com um convite para encontrá-lo na Ilha Blood Edward. Há apenas um problema: o pai de Ashley morreu quando ela tinha três anos.

Não muito tempo depois de chegar à ilha, Ashley encontra um garoto conhecido como D, e juntos, eles partem para ajudar Ashley a encontrar seu pai, restaurar a memória de D e desvendar os mistérios da ilha abandonada.

Como a trama do jogo é o grande foco e parte da diversão, eu não quero estragar, mas, sem dúvida, você vai querer continuar e seguir cada reviravolta na jornada de Ashley e D. Da mesma forma, os inúmeros quebra-cabeças do jogo são muito bons e sempre mantêm um equilíbrio... nunca são fáceis, mas também nunca são difíceis demais, o que acredito ser principalmente devido a esta nova versão, que inclui um sistema de dicas e sinalizações graças a notas que agora aparecem no mapa do jogo, além de uma bússola que você pode ativar com um toque no stick, apontando para o seu próximo objetivo.

Como não joguei as versões originais, não sei com exatidão até onde vão as mudanças, mas em minhas pesquisas, vi que grande parte da mudança se deve aos gráficos de ambiente, que estão totalmente em 3D, e à dublagem completa em inglês ou japonês. Isso realmente ajuda a dar vida ao mundo de Another Code de uma maneira que sua encarnação anterior, especialmente no DS, nem sequer poderia sonhar.

Another Code: Recollection, na minha opinião, foi muito bem feito e caprichado nesse trabalho. Os desenvolvedores simplesmente pegaram dois títulos sobre os quais sinceramente nunca vi ninguém falar e realizaram um trabalho incrível, tudo feito com muito cuidado e modernizando cada aspecto do jogo, mantendo o que de fato ele tinha de melhor em seu passado. É também um jogo muito divertido e que certamente recomendo muito.

Pontos positivos:
- História
- Acessibilidade
- Personagens interessantes
- Quebra-cabeças divertidos

Pontos negativos:
- NA

Versão utilizada para análise: Nintendo Switch

Reviewed on Jan 25, 2024


1 Comment


2 months ago

É bom quando resolvem "ressuscitar" as franquias mais esquecidas, eu só conheci Another Code por causa do Smash.