Bom, hoje vamos falar sobre Anuchard, um jogo que experimentei no Game Pass e que sinceramente me divertiu bastante.

A narrativa de Anuchard começa em uma pequena comunidade agrícola conhecida como Orchard, que fazia parte de uma utopia flutuante chamada Anuchard. Naquela época, os cinco Guardiões que vigiavam a terra abençoavam a humanidade com vários presentes que melhoravam a vida. Após um evento terrível, os Guardiões abandonaram seus deveres, fazendo com que Anuchard se desmoronasse e se dividisse em fragmentos deixados lutando pela sobrevivência. Os Guardiões se escondem então em dungeons perto da Orchard, e eles exigem um preço alto dos humanos que entram nesse local cheio de monstros: eles matam os aventureiros e devolvem seus corpos ao mundo exterior como estátuas de pedra. Apenas o portador do sino, o herói escolhido para empunhar o lendário Sino de Audros, pode se aventurar com segurança nas Dungeons.

Nosso personagem, que é um aluno do chefe da vila, naturalmente é escolhido para se tornar o próximo Portador do Sino. Guiado pelos espíritos dos Portadores do Sino anteriores, ele vai até a dungeon para reviver os habitantes desaparecidos. No entanto, quanto mais avança em direção ao cumprimento de seu objetivo, mais óbvio se torna que havia razões para a queda de Anuchard em primeiro lugar e que a busca por uma utopia pode não ser tão simples assim. No final, o jogador deve decidir se trazer de volta o paraíso é mesmo o caminho certo a seguir.

Inicialmente, pensei que Anuchard era um jogo mais bobinho. A trama parece simples no início, e embora os personagens e seu mundo sejam bastante coloridos, quanto mais você avança na história, mais sombria e madura ela se torna. Gostei muito das duas escolhas de final que você pode fazer e das especulações e comentários abertos que a narrativa posterior revela.

A jogabilidade de Anuchard é bastante direta e simples. Você interage com os habitantes da cidade em áreas pacíficas fora das dungeons e adquire um artefato que liga a dungeon a uma pessoa desaparecida ou a um Guardião. Usando esse artefato, você então acessa um nível da DG. Você percorre esse nível resolvendo puzzles ou lutando contra monstros enquanto os espíritos dos Portadores do Sino anteriores oferecem comentários que ajudam você a avançar na trama. Ocasionalmente, você também se depara com hologramas que fornecem as perspectivas das pessoas que anteriormente se aventuraram na DG. Quando você chega ao final do nível, enfrenta um monstro chefe que deve derrotar antes de poder recuperar o espírito de uma pessoa desaparecida. Você é transportado então para fora da DG após sua vitória, e um ritual para reviver uma pessoa perdida acontece. Esse processo se repete até você finalmente enfrentar um dos Guardiões para adquirir sua bênção. Depois de receber a bênção de um Guardião, você desbloqueia o acesso a um novo nível da DG e outras áreas externas, e todo o ciclo recomeça à medida que você aprende mais sobre o mundo e o que aconteceu com Anuchard no passado.

A exploração das Dungeons é o ponto central de Anuchard, e envolve bastante batalhas. O combate se baseia em ataques leves e pesados, sendo que alguns monstros exigem que você "quebre" suas defesas usando ataques poderosos para lançá-los contra paredes ou outros obstáculos antes de poder de fato dar o dano. Os comandos de combo são simples e fáceis, e você até pode optar por colocar uma torre no chão que o ajuda temporariamente no combate. Não tenho críticas pesadas ao combate do jogo, embora não seja muito inovador para aqueles já familiarizados com as mecânicas de RPG. Se você estiver tendo dificuldades para matar certos monstros ou lutas contra chefes, pode ativar uma opção de acessibilidade que reduz pela metade ou anula o dano que você recebe. Considerando que você só pode salvar durante os momentos livre fora da DG, na vila, essa opção pode ser útil para aqueles que apenas desejam avançar no jogo sem nenhum tipo de dor de cabeça.

Os puzzles presentes no game são onde o jogo fica um pouco mais criativo, pois você deve usar o Sino de Audros de forma inteligente para completá-los. Muitas vezes, eles exigem que você acione um interruptor, ou vários interruptores, para destrancar uma porta e progredir. Os interruptores podem estar escondidos atrás de obstáculos que impedem você de alcançá-los diretamente. Nesses casos, você usa seu sino para rebater bolas de energia neles em vez disso - exigindo que você escolha o momento certo para atingir a bola de energia ou posicione-se para fazer a bola ricochetear no interruptor. fases posteriores das DG se tornam complicados ao exigir que você acerte vários interruptores com a mesma bola. Felizmente, nenhum deles chega a ser "impossível" ou digamos "frustrante". As batalhas contra os Guardiões também exigem que você empregue diferentes estratégias de resolução de quebra-cabeças usando o Sino de Audros, sendo bem criativas e divertidas.

Durante a exploração na vila, você pode optar por fazer missão secundária antes de retornar as DGs. Há apenas uma missão secundária por capítulo da história, e geralmente é do tipo "encontre ou recolha este item". Além disso, você pode reviver quaisquer habitantes da vila cujas almas você tenha recuperado nas DGs, e pode experimentar um minijogo de culinária simples que aumenta temporariamente suas estatísticas para sua próxima fases. Usando materiais que você coleta nas próprias DGs, você também pode melhorar as habilidades do Portador do Sino ou a aparência da vila por meio de um processo de fabricação relativamente simples. As vantagens que você obtém ao fazer isso não são drásticas, mas a fabricação adiciona um pouco mais de tempo para o game.

Os gráficos gerais de Anuchard são maravilhosamente coloridos e legais, embora os desenvolvedores tenham optado por não colocar detalhes dos traços faciais nos modelos dos personagens. É uma escolha artística que eu acho que nem todo mundo vai gostar, mas certamente ajuda o jogo a se destacar visualmente. Apesar disso, gosto das bolhas de texto de expressão emoji adicionadas que ajudam a transmitir o humor e o sentimento de um personagem. Também aprecio como cada área desbloqueada e nível das DGs tem uma aparência e atmosfera única.

Anuchard ainda é um jogo chamativo e expressivo, embora de uma maneira diferente do que alguns podem esperar. Não há dublagem para falar, mas os efeitos sonoros são usados com grande criatividade aqui, e a música é surpreendente.

Cada capítulo de Anuchard leva cerca de uma hora para ser concluído, e meu tempo de jogo foi de cerca de 12 horas para finalizar o game como um todo. É um jogo curto que ainda consegue parecer uma experiência completa, e acaba oferecendo muitas atividades para os jogadores desfrutarem. Anuchard não está exatamente quebrando o padrão no que diz respeito aos RPGs, mas aqueles que procuram uma experiência divertida no Game Pass certamente é mais que recomendado.

Pontos Positivos:
- Puzzles
- Visual bem único e bonito
- Trilhas Sonoras bem legais

Pontos Negativos:
- Somente é possível salvar manualmente

Versão utilizada para análise: XSS

Reviewed on Feb 12, 2024


Comments