Uma das melhores expansões já criadas para um vídeo game. Elden Ring: Shadow of the Erdtree é quase um jogo novo pelo o tanto de coisa que tem para fazer. Atualmente derrotei o último chefe e acho que posso dar minhas primeiras impressões dessa aventura apesar de não ter feito tudo. Shadow of the Erdtree é mais Elden Ring com seus picos e vales. Se você curtiu o jogo base, você irá gostar da DLC.

Realmente, Realm of Shadow é lindo e gigantesco. Tendo vários lugares para explorar e muitos itens para achar. É gratificante como os cenários e dungeons foram estruturados, a região toda é um quebra-cabeça com visuais de cair o queixo. O fato de ter um castelo enorme que conecta a cenários totalmente lúdicos mostra o quanto a direção de arte é insana e talvez a melhor de todas. Os design dos inimigos, armas e armaduras estão impecáveis. Os novos estilos de luta são incríveis e adoro o fato que finalmente nós podemos sair no soco e chute com qualquer inimigo.

A dificuldade nessa DLC está bastante alta com chefes e inimigos que realmente vão desafiar jogadores novatos e experientes até mesmo aqueles que utilizam builds extremamente fortes. Nesse ponto queria deixar claro que toda minha experiência com esses chefes e cenários veio do fato de eu ter lutado com armas apenas utilizando o ataque básico (RB). Fiz isso para eu realmente conseguir criar uma opinião forte sobre o que achei que foi bem pensado e o que não foi. Também curto um bom desafio que me faz aprender o moveset dos inimigos. Não que isso me faça um jogador melhor que ninguém, muito pelo contrário. Tenho muito o que evoluir para me tornar bom nesses jogos.

Temos desde chefes incríveis até os piores já feitos pela Fromsoftware. Para evitar spoilers não irei citar o nome de nenhum deles, mas saiba que existe um certo chefe dragão que foi feito com a bunda em um nível extremo. Por outro lado, posso falar que muitos outros chefes fluem como uma dança quando se aprende como lutar de tão divertidos que são. Minha maior reclamação vai para o chefe final que é extremamente difícil e eu não estou exagerando. Sem uma das builds feitar para passar dele, se prepare que você terá o maior desafio já colocado em um soulslike ou até mesmo em um vídeo game. Uma parte comunidade odeia essa batalha pelo fato dela realmente demonstrar todos os problemas que Elden Ring tem. Concordo bastante com essas pessoas, mas depois de ficar MUITO tempo treinando, algumas coisas fizeram sentido e outras realmente demonstraram impossíveis para um jogador casual tentar um mano a mano com essa criatura de satanás. Logo logo vai e deve tomar nerf. Também é necessário estar preparado para lutar com inimigos e chefões que tem combos absurdos que as vezes vão forçar o jogador ser muito calmo e estar sempre atento para qualquer situação.

Acredito que esse exagero na dificuldade seja um ponto negativo nessa aventura. Apesar de ter um novo sistema de upar, alguns picos de dificuldade vão fazer facilmente algumas pessoas desanimarem. Não sou muito fã desses estilos rápidos e insanos de chefes que Elden Ring adotou, mesmo que deixe os combates bastante cinemáticos e bonitos de ver quando o jogador aprende. Dois ou três chefões assim consigo até apreciar, mas todo santo chefe e santo inimigo segue a mesma ideia: tem um combo extremamente enorme, movimentação muito rápida, ataque em área e combos que dão IK. Isso não se resume apenas aos grandes desafios, já que alguns inimigos normais seguem essa filosofia. Isso não me impactou muito além do último chefe, mas claramente é um problema. Ou talvez eu que tenha que "git gud" hahaha.

A mecânica nova de upar o boneco é bastante mediana e pode até se tornar um pouco enjoativa conforme o jogador passa os níveis. Fiquei sabendo que ocorreu um patch recentemente que melhorou um pouco, mas ainda não cheguei a testar para ver a efetividade.

Por fim e para isso não virar uma review do jogo base, Shadow of Erdtree é uma expansão maravilhosa que demonstra claramente os altos e baixos do que esse sistema de mundo aberto pode nos oferecer em soulslikes. Acredito que essa será nossa despedida para esse jogo e realmente espero que a Fromsoftware dê uma pausa nessas aventuras gigantescas e crie algo mais simples que os façam poder pensar e idealizar chefe por chefe e cenário por cenário mais calmamente. Dá para ficar horas e mais horas conversando sobre o sistema, universo, história, combate, builds, acertos e erros nesse jogo. Ainda é chocante como pode existe um vídeo game de tanta magnitude como essa, chega ser assustador que isso é real. Uma masterpiece do começo ao fim. Obrigado por tudo Elden Ring.

Reviewed on Jun 27, 2024


Comments