Charuto, Whisky e corrupção

Não joguei a versão original então tudo que eu falar aqui tem como base apenas a minha experiência com esse remake. Vamos lá então, vou resumir com uma palavra: decepção.

Bom, não que o jogo seja ruim, longe disso, mas eu esperava muito mais. Quando a gente pega a temática de Máfia e muito pelo que foi construído com o filme O Poderoso Chefão, a gente espera um clímax e uma pegada muito ousada, onde se explora bem a temática das guerras de famílias, as vendas ilegais de álcool, a corrupção de policias e a extorsão de negócios com promessas de proteção que são os panos de fundo mais emblemáticos que existem para esse tema. Apesar de eu não lembrar tanto do jogo do Poderoso Chefão, lembro principalmente que as brigas entre famílias e a extorsão eram desenvolvidas lá, talvez se Máfia fizesse um pouco mais do uso disso, o jogo poderia ter mais profundidade e ser menos raso. Para se ter uma ideia, aqui fazemos apenas uma missão de extorsão e toda a guerra contra a outra família parece que vai se construir e durar de um jeito, mas acaba sendo tão rápido e fácil por conta da rapidez do jogo, o que deixa um pouco o gosto de "queria mais confrontos sangrentos"

Aqui você controla Tommy Angelo um taxista que se vê em uma enrascada após a fuga de dois mafiosos fazer com que ele dirija eles até um lugar seguro. Na manhã seguinte, os caras que perseguiram eles, batem com tacos no taxi de Tommy e quebram farois e amassam o carro, Tommy foge de encontro com o bar dos mafiosos e é salvo por eles. No decorrer da conversa com o Don, ele diz que quer se vingar dos caras que amassaram o taxi dele e é assim que ele entra para a família, tipo, sério que não tinha outro motivo para fazer ele sentir raiva? Tipo fazer mal a algum parente ou coisa do tipo? Mas amassar o carro? Beleza que ele pode ter se sentido ameaçado e passar a não dirigir e andar pela cidade com a cabeça tranquila, mas poxa, que motivo mais simplório.

Enfim, o jogo se desenrola a partir disso. Tommy faz amizade com os dois mafiosos que se chamam Paulie (referência a Poderoso Chefão) e Sam, os caras de confiança de Don Salieri. Com um total de 20 missões, o jogo tem um pace muito corrido, pois de uma hora pra outra você faz parte da família, logo depois já é um cara crescido no crime e a guerra com a outra família (sim só tem duas famílias) se desenrola e o jogo acaba, então é tudo muito rápido, mas mesmo com essa rapidez, a história não é de todo ruim, ela só poderia ser muito melhor. Os diálogos são bons e os personagens são ótimos, se tivessem mais profundidade seria perfeito, mas infelizmente não é. Só tiro o chapéu para o final do jogo que foi bem interessante como eles conectaram com os outros dois jogos.

Falando sobre o restante, a jogabilidade é esquisita, mas nem por conta da direção que é bem desafiadora e sim pela forma como o personagem se move que não parece fluido o suficiente deixando o combate não tão satisfatório. Voltando sobre a direção, o jogo conta com um "modo clássico" que deixa a direção ainda mais desafiadora, os policiais são alertas a tudo e a dificuldade geral aumenta muito. Se você tem paciência para várias tentativas e erro, onde é muito mais culpa de você conseguir um RNG decente do que qualquer outra coisa, vá na fé, pois o estresse é garantido, principalmente nas missões da corrida e de fuga da prisão e da igreja que são as mais chatas. A corrida os outros carros são bugados e nas fugas spawnam uma caceteda de policial com mira teleguiada e, pela época, todos os carros demoram um zilhão de anos para dar partida, fazendo com que você vire uma esponja furada dentro do carro, bem ao estilo Sonny no Poderoso Chefão "look how they massacred my boy"

O mundo aberto é tão aberto que eu acho que toda a possível diversão que poderia existir nele aproveitou a abertura e fugiu, pq só tem vários coletáveis inúteis para pegar (e eu ainda me aventurei tentando completar pq sou maluco) e uma espécie de missão secundária onde você precisa pegar uma carta no bar do salieri e ir até um dos vários telefones públicos espalhados pela cidade para receber a missão, mas é tão chato pq não agrega em nada na história, eu joguei apenas duas e consegui uma skin dourada para pistola e um carro mega tunado. Então sim, é um mundo sem alma. Além do que ele só está 100% disponível no modo "free ride" pois o modo história é deveras linear. Você até consegue andar na cidade de forma "livre" no decorrer de algumas missões, mas não faz sentido, pois você precisa ir pra missão.

Recomendável apenas se tiver em promoção e você não tiver absolutamente nada melhor para jogar. Agora vou ter que pegar o Poderoso Chefão para me lembrar se realmente ele é a experiência definitiva para uma imersão no submundo do crime dos anos 30.

Já ia me esquecendo, mas outra coisa ruim é que ele tem conquista bugada no xbox :D

Reviewed on Aug 31, 2023


12 Comments


9 months ago

Acho maravilhoso o conceito de mundo aberto vazio desse jogo. Eu achando que ia ter altas sidequests pra fazer e no fim não tem nada :v

9 months ago

Mafia 1 original >>>>>

9 months ago

@RicardoEDR depressão profunda kkkk @DznHenrique vou ter que jogar o original, já vi uns comentários de que tem algumas boas diferenças.

9 months ago

Qual a conquista bugada? Pulei do barco quando vi que não tem jeito de revelar os coletáveis no mapa e tem que ver na na net, em 2020 e meteram essakkk tô fora.

9 months ago

@Hunyoshi eu fiz quase todos os coletaveis na marra olhando na net, mas garoteei em alguns e não consegui completar e desisti kkkkk, sobre as conquistas, bugou pra mim a de escapar da policia depois de ficar com todas as estrelas e a missão 9 - excelente negócio

9 months ago

@OGabrielMac77 Boa sorte jogando o original, porquê tem umas missões que vai te matar de raiva, principalmente pela dificuldade

9 months ago

@DznHenrique não tem escolha de dificuldade? Pq esse remake eu só joguei no mais difícil por conta da conquista kkkkk pra jogar o original eu iria até no easy

9 months ago

@OGabrielMac77 Se eu tô lembrado, não tem não, e mesmo se tiver, vai no mais fácil mesmo porquê vc vai passar raiva de qualquer jeito. Boa sorte

9 months ago

@DznHenrique me lembrarei disso quando for jogar kkkkk obrigado pela dica :D

9 months ago

"O mundo aberto é tão aberto que eu acho que toda a possível diversão que poderia existir nele aproveitou a abertura e fugiu, "

HAHAHAHAHAHAHA

9 months ago

Reza a lenda que o Mafia 1 original é muito melhor que esse remake, nunca joguei nenhum dos dois. Se quiser experimentar...

9 months ago

@CDX farei o bem para sociedade e vou experimentar o mafia original pra saber qual é a do joguinho e comparar