Nunca tinha ouvido falar esse jogo, e entrei nele com expectativas médias, e ela foram superadas, batendo na casa do muito bom

Dishonored é uma experiência que de inicio te lembrará Bioshock, com armas de longo alcance, melee, e claro as magias. Contudo, diferente de um bioshock da vida, Dishonored possui o Stealth, e suas armas e magia se adequam para que o jogador possa se emergir nele e usa-lo a bel prazer. Ver através das paredes, teleportar, possuir, todas são magias que existem no jogo e são magias mais passivas, sendo claro seu uso pra stealth (tirando a de deixar o tempo lerdo).
O Stealth não é nada complexo, muito pelo contrario ele é mecanicamente bem simples, é so chegar atrás ou do lado do inimigo desavisado e apertar um botão. Contudo, mesmo mecanicamente sendo simples, tal como um pão com manteiga, as armas, a magia e o uso de uma boa criatividade são os complementos também simples e que acabam fazendo a refeição se tornar prazerosa. Usar o cenário, que possui vários detalhes para um jogador atento e que queira usar o stealth, para se esconder juntamente com o uso de minas, arco e flecha e sua espada fazem com que você siga em sequencia com seu ocultamento.

Falando assim, ate parece que o jogo é puramente stealth, mas não é. Dishonored recomenda o Stealth, mas não te obriga, te deixando livre pra meter a porrada desenfreado da forma que você quiser.

Porem, essa afirmação de "recomendado mas não exigido" que eu acabei de levantar é um pouco quanto questionável, dado que existe um tipo de inimigo nesse jogo que te obriga a ir no stealth, que são aqueles cara la que fica nas pernonas e ficam atirando as flechas explosivas.
Eles são impossíveis de matar a não ser que você sorrateiramente exploda seus tanks ou pule em cima deles e os mate de forma furtiva. É um inimigo que eu desgosto por tirar essa parte da liberdade do jogador, te obrigando a jogar da forma que o jogo quer pra passar

Enfim, recomendo o jogo para quem gosta de Bioshock ou um bom fps de stealth (e o sistema de moralidade desse jogo é um dos bagulhos mais bem feitos que eu ja vi)

Reviewed on Feb 07, 2023


1 Comment


1 year ago

Trívia: tanto Bioshock quanto Dishonored foram criados por pessoas que trabalharam e aprenderam com Warren Specter, criador de Ultima Underworld, System Shock e Deus Ex, entre outros.