Alan Wake II: Talvez o Melhor Survivor Horror Já feito na História...

Olha, é impressionante ver o que a Remedy conseguiu entregar nesse jogo, de verdade. Primeiro pois ele parece uma carta de amor aos fãs dos jogos dela, principalmente aos fãs de Alan Wake.

Mas também pois, é notório o quanto de amor que ela colocou nesse projeto. De ligações de Max Payne até Quantum Break, e principal de Alan Wake a Control. Tudo parece ter sido construído com muita paixão e vervor por aquilo que eles já haviam entregado.

É também notável que Alan Wake II é extremamente único. E me deixa feliz ver um projeto na qual os desenvolvedores amaram tanto fazer, sendo retribuído com ainda mais amor por parte dos fãs... Infelizmente não é sempre que isso acontece... E alguns casos a falta de reciprocidade em relação ao público até me deixa meio triste... Principalmente quando eu vi, de perto mesmo, os desenvolvedores tentando, e amando, criar algo que seus fãs iam amar, mas que eles quase que desprezaram. Aconteceu com um jogo de espaço que vi por aí.

Mas felizmente esse não é o caso aqui. Alan Wake tem sido muito bem avaliado, e amado também. E isso por seus próprio méritos.

Ao olharmos em primeiro momento podemos até ter a impressão de que esse jogo séria um cópia dos remakes de Resident Evil, em específico o 2. Mas eu devo dizer que isso fica apenas na primeira impressão, pois Alan Wake II é extremamente, de verdade, extremamente único. Seja em sua direção de arte, trilha sonora, construção de mecânicas. E até mesmo em sua gameplay, que é bastante cadenciada, sim um pouco lenta no começo. Mas que se atrela totalmente a sua história e narrativa.

Eu não consigo enxergar Alan Wake II de outra forma. Apenas como um Jogo de videogame, acredito que essa história só poderia ser contada por meio dessa mídia, muito por conta da forma única como foi construída. E isso me deixa muito feliz.

No final das contas, esse cara aqui é, como eu disse antes, uma carta de amor. Valeu a pena esperar 13 anos, não apenas para que a Remedy evoluísse as suas ideias, fórmulas, e jogabilidades, por meio de jogos como Quantum Break e Control. Mas também para que suas vontades e ideais fossem construídos no tempo certo, e assim, eles entregassem esse jogo fantástico que entregaram.

Como fã dos jogos dela, e também de tudo o que fizeram, posso dizer que Alan Wake II é o Magnum Opus da Remedy com certa facilidade. Um clássico instantâneo que merece muito respeito. Não apenas um dos melhores jogos do ano, como também um dos melhores de todos os tempos, caminhando para com o tempo, se tornar um dos meus jogos favoritos também (⁠´⁠⊙⁠ω⁠⊙⁠`⁠)⁠!

Para Alan Wake II, um belíssimo 5/5 ou na versão detalhada um 9.9/10!

Reviewed on Nov 02, 2023


2 Comments


7 months ago

que jogo foi esse que os fãs desprezaram?

7 months ago

@siproprio Mano, pra a resposta não ficar simplória, e pra entender tmb tudo que eu queria dizer com isso na Review. Eu vou acabar escrevendo uma parada meio grande. Peço já desculpas por isso pois deve sair um textão daqui. Perdão.

Bom, eu estava me referindo a Starfield... E eu só tive essa sensação pq eu, de fato estive bem próximo do desenvolvimento do game, muito por conta do meu trabalho, e eu acabei por ver de perto o como a equipe se portou ao desenvolver o game.

Muito diferente do Fallout 76 e Fallout 4. Que deixaram traumas na Bethesda em geral... Dessa vez a equipe de desenvolvimento queria fazer algo para agradar os fãs. Foi a primeira vez na vida que eu vi um líder do projeto dizer. "Olha independente da nota do jogo, ou independente do quanto ele vai vender... O nosso objetivo aqui, e colocar amor no jogo, e nós queremos que as pessoas amém também." E podem parecer palavras vazias, mas foi a primeira vez que vi uma equipe desenvolvendo um jogo sem pensar no lucro... O que é muito raro de acontecer... E eu digo isso como alguém que já viu muita impressa dizer que tava cagando se a pessoas iam gostar ou não, o que importava eram os lucros.

Devo dizer que também acredito que a compra da Bethesda pela Microsoft ajudou nessa vontade. Pois por conta disso eles não iam precisar ficar se preocupando com lucros ou com dinheiro e relacionados. Aqui eles poderiam pensar apenas no que as pessoas poderiam gostar, e só amar o que estavam fazendo.

Foi uma das únicas vezes em que vi uma equipe que apenas pensava em, "poxa mas será que os players vão gostar disso.... Caramba mas no jogo anterior eles não gostaram disso.... Caramba, a maioria amou tal coisa nesse jogo aqui... Vamos colocar então."

Tudo eles quiserem construir para que as pessoas amarem. Eles também estavam amando fazer o jogo, muito por conta desse sentimento, sabe, a galera tava feliz fazendo o game. E eles também queriam que os fãs se divertissem e amassem o que eles estavam fazendo.

Lembra do anúncio do Starfield direct, ali pra abril mais ou menos teve um trailer para anunciar o Starfield direct, e o Todd estava apresentando, nesse trailer ele diz algo mais ou menos assim "Sei que vocês estão com saudades de jogar jogos parecidos com os nossos. E pode parecer estranhos mas nós estamos como saudades também, de ver vocês jogando, desvendando e se divertindo com o que fizemos."
E eu acho que essa afirmação do Todd resumi bastante o sentimento que a Bethesda tinha com o jogo... Eles colocaram amor no projeto, e queriam que as pessoas amassem, se divertissem com aquilo que eles também haviam amado.

E aí o jogo lançou, e cara... Teve muita gente sentando a mão no game, parte dos fãs da Bethesda inclusive.. não é difícil achar no Youtube vídeos como "Starfield é uma decepção... Midfield... 25 anos pra isso... O pior jogo da Bethesda." Tanto no Brasil, teve bastante, mas aqui nos Estados Unidos também teve muita gente... Sinceramente falando eles não tinham expectativa de que o game fosse aclamado pela crítica, já que existia o sentimento dentro do estúdio de que os críticos pegariam mais pesado com o jogo, por ele ser um exclusivo e etc. Mas eles se esforçaram para que as pessoas se divertissem com ele sabe...

Talvez esse tenha sido um dos maiores baques que eu já vi acontecer com um estúdio... Eles ficaram tristes, e perdidos ao mesmo tempo... Infelizmente teve um caso de alguém que tentou tirar sua vida... Porém para nossa felicidade ela foi salva no último minuto, e vem se recuperando. Essa pessoa já vinha enfrentando alguns problemas, e as críticas extremamente ácidas que o jogo recebeu levaram ela ao limite.

De certa forma a Bethesda se encontra um pouco perdida em relação ao próximo jogo. Eles sabem que algumas coisas necessitam de melhora. Por exemplo, sabem que The Elders Scrolls VI não pode ter tantos loadings como Starfield teve... Mas outras coisas se encontram um pouco nebulosas... Como a construção das quests, role play entre outros... Óbvio que a equipe que trabalhará no próximo game é extremamente talentosa e sei que vão se superar.

Mas poxa, tudo isso me deixa triste sabe, pra quem tá olhando de fora, pode não parecer tão agravante, mas por estar próximo de algumas coisas... Isso me machuca um pouco...


Enfim, perdão pelo textão.