JOGÃO. Não sei porque levei tanto tempo pra jogar, honestamente.

Hotline Miami é mais uma grande pedrada da Devolver que trás um estilo de gameplay único e completamente viciante onde você mata inimigos num ritmo bem frenético, além de uma trilha sonora FODA, memorável e que combina muito bem com a vibe, visuais e estética que o jogo apresenta.

Confesso que entendi pouquíssimo da história, mas sinceramente? Isso pra mim foi CINEMA de qualquer forma.

Apenas não recomendo fazer o 100% desse jogo, caso você prefira manter a sua sanidade mental em dia (digo isso por experiência pessoal, infelizmente)! Porque apesar dos pesares, o jogo pode acabar sendo estressante pra muita gente devido a sua dificuldade e a IA dos inimigos que considero meio injusta e quebrada.

Ducktales é um jogaço. Foi um pouco desafiador mas me diverti muito zerando. O jogo contém uma grande variação de inimigos, com uma gameplay simples de aprender porém difícil de dominar, uma trilha sonora que pra mim foi surpreendentemente cheia de bangers, e claro, uma história simples que captura muito bem a essência dos desenhos/filmes da Disney. É um must-play para os fãs de jogos de plataforma.

Só acho que poderiam ter caprichado nos cenários das fases, que são feios e tem ZERO charme comparando com os personagens que são feitos a mão.

Sim, o jogo é realmente tudo isso. Harada e cia cozinharam em níveis astronômicos. (Ainda preciso terminar os Episódios de Personagens e o modo Missão Arcade, então talvez futuramente eu faça uma análise mais aprofundadda)

Eu finalmente experienciei o "ciclo" de Dragon's Dogma por completo e preciso dizer: É um bom jogo, e sinceramente acho que merece mais reconhecimento dos fãs de RPG.

O que mais se destacou pra mim foi a gameplay, que trás uma grande variedade de vocações (classes), e durante toda a minha jornada, joguei de Strider, Magick Archer e Mystic Knight, e todas foram boas de usar nas batalhas, ainda mais com as habilidades únicas que você adquire conforme o rank da sua vocação atual aumenta, deixando o combate bem satisfatório. Além disso, temos a função de escalar em inimigos de maior escala, que é foda demais.

Outro aspecto que gostei bastante é a trilha sonora, que em geral é fantástica e se encaixa perfeitamente com a temática do jogo. A sensação que sinto quando "End of The Struggle" começa a tocar é única, me faz sentir que o jogo tá me motivando e torcendo pela minha vitória naquela batalha. Apenas acho que as músicas que tocam nas cidades e outros lugares deveriam ficar em loop, pois comparando com outros RPGs que já joguei, é meio estranho estar explorando um lugar e depois de ~1 minuto não ter nenhuma música de fundo. E a única música que poderia ter sido melhor é a de combates normais, que não combina nem um pouco com a situação (são coisas toscas de criticar, eu sei).

O sistema de Pawns (Companions) é muito bom também, ainda mais considerando a possibilidade de summonar Pawns de outros jogadores através das "riftstones" ou até mesmo no mundo aberto do jogo. Entretanto a IA dos Pawns é um pouco complicada - Eles geralmente eram bem úteis, mas às vezes me estressei devido aos Pawns não correspoderem a comandos meus.

A história principal do jogo tem ideias interessantes, mas honestamente acho que não as executaram bem. Só senti consistência no começo e nos últimos momentos. Em compensação, eu gostei bastante da história da DLC e ainda bem que decidi ver como era esse conteúdo adicional do jogo (só achei sacanagem disponibilizarem logo no início do jogo, considerando a dificuldade 💀).

Até certo ponto do jogo, as caminhadas pelo mundo aberto eram extremamente cansativas e chatas, especialmente quando acabava a Stamina e eu precisava ficar andando. O que deixa a situação pior é que a função de fast travel era limitada (isso pelo menos até eu chegar na grande cidade do jogo, o item de fast travel infinito fez altos milagres).

Eu fiz algumas das várias side-quests que tinham e até que gostei (menos as quests de escolta, essas são TENEBROSAS de ruins e não as recomendo nem pro meu pior inimigo!), mas fiquei triste pelo fato de que algumas não ficam mais disponíveis caso você prossiga na quest principal.

E por último, mas não menos importante, o jogo deveria ter mais de um slot de save. Considerando que estamos falando de um RPG, acho isso uma decisão bizarra, pra dizer o mínimo.

Enfim, apesar dos erros que Dragon's Dogma tem, acredito que o jogo ainda seja uma experiência bem especial e que vale a pena dar uma conferida, ainda mais considerando o preço do jogo quando tá em oferta.

Aliás, tô muito hypado pra Dragon's Dogma 2 e espero que seja tão bom quanto o primeiro!