Acho que o mais importante aqui é ressaltar como esse jogo teve promessas, mas cumpri-las... é outra história. Desde os primeiros anúncios com coisas absurdas como 1000 planetas únicos exploráveis já tinha minhas dúvidas, isso me fez baixar bastante a expectativa, coisa que ajudou na minha experiência final.

A começar pelo principal problema, que é a exploração, realmente tem muitos planetas, mas muitos se resumem a um deserto vazio, umas cavernas com monstros e alguns pontos de interesse, coisa que já esperava vindo da Bethesda. A imersão é mista, as vezes você se sente o explorador no vazio do espaço e as vezes você se sente em mais um jogo espacial qualquer. Coisas triviais como expressões faciais, diálogos, física e inteligência artificial deixam BASTANTE a desejar, é ridículo um jogo desse calibre ter o mesmos bugs que havia em Skyrim e Fallout 4, parece estar uns 5 anos atrasado.

Partindo para os pontos positivos o mais forte deles é a trilha sonora, são deleites para os ouvidos, tanto em combate como nos clímaxes da história. A história também é boa, com um puta plot-twist, mas demora demais pra acontecerem coisas interessantes, praticamente são umas 10 horas indo e vindo em planetas, coletando artefatos e matando gente, não fosse pelas quests secundárias que aparecem no caminho isso seria um porre. Não posso negar também que o jogo é extremamente viciante, por mais que a exploração seja quebrada pelos loadings é bastante satisfatório ficar procurando coisas pra fazer, nesse quesito o jogo segue a linha dos títulos anteriores da empresa.

Ao final de tudo o jogo me deixou dividido, mesmo odiando a falta de capricho em coisas simples, história com potencial desperdiçado e bugs aos montes, foi uma experiência agradável na maior parte do tempo. Creio que ele segue a risca a receita de bolo da Bethesda, então é viciante, tem muita coisa pra fazer e é divertido. Porém, só vale a pena jogando pelo Game Pass, não vale 300 reais nunca.

Reviewed on Sep 11, 2023


1 Comment


8 months ago

Acho que se o foco fosse conteúdo artesanal e não quantidade de 1000 planetas e tal tbm seria bem melhor. Tava na cara que era só promessa, a tecnologia pros dias de hoje simplesmente não permite, rs