Shantae gênio cortado ao meio é um bom jogo de plataforma com ótimos gráficos e trilha sonora, mas Curso do pirata ainda sola sem se esforçar. Aqui seria o fim da review, mas tenho várias ressalvas quanto a esse jogo, especialmente considerando o quão bom foi seu antecessor Curso do pirata. (vale constar que também não joguei nenhum outro jogo da série com exceção desses dois e minha memória do Curso do pirata tá ruim, mas lembro que adorei, não só isso a versão que joguei foi a original, sem as dlcs, então não posso opinar sobre elas).

Vamos indo para os pontos positivos que...PUTA MERDA os gráficos deram um upgrade gigantesco é um jogo lindo e as animações são super maneirinhas, não foi perdido nenhum charme que a série teve em sua transição para 3D (ou 2.5D sla), e sinceramente só melhorou, a música também continua ótima e o jogo já começa na primeira fase um tema cantado fodástico. O jogo também é bem curto e possui vários modos extras (espero que a tua versão seja a ultimate kaka se não vai ter que comprar DLC), fazendo o jogo ter um bom fator replay. De resto, sinceramente tudo foi nerfado em comparação ao Curso do pirata.

A progressão da história é terrível, 90% do jogo é só progressão filler com o objetivo de pegar peças para construir uma máquina fds, a história até a construção dessa máquina é estática, ou seja fucking 10% do jogo agrega algo. Meio que Shantae sempre teve essa estrutura, já que o foco da franquia é gameplay e piadocas com o cast de personagens, mas saindo do mais ambicioso Curso do pirata, dá para perceber bem que os desenvolvedores queriam fazer um jogo bem mais light nesse aqui, voltando a gameplay clássica da franquia, devido as gigantes alterações em gameplay e história do Curso do pirata, que sinceramente foi a que preferi. (As alterações de gameplay vou resumir abaixo, já de história... vai jogar fi, Pirate's Curse é bonzão, garanto que tu vai gostar).

Sobre a gameplay, no Curso do pirata a gameplay era rápida, você ganhava os upgrades e cada um em uma combinação de botões bonitinha expandindo suas opções de combate e exploração de uma maneira natural, aqui é transformação fds, aparece um obstáculo onde a Shantae padrão não passa, pressiona um botão aperta pra alguma direção e quando passar volta ao normal, porque elas são muito ruins pra combate, fazendo as transformações parecerem mais gimmicks do que parte de seu moveset, a única minimamente boa pra mim é o mamaco que é bem rápido no chão e harpia que voa pela fase toda, muitas são inúteis e só servem para umas 2-3 sessões do jogo. Outro problema é como elas são escolhidas, aperta um botão e uma seta você escolhe, só que você tem 12 transformações, sendo assim, 3 sets de transformações e eles mudam por tempo uns 2 segundos algo do tipo e isso pode levar um tempo para se acostumar, mas o pior mesmo é que em um desses 3 sets tem uma magia que dá um dano em toda a tela e tira metade da sua magia e… é eu usei ela sem querer quando queria me transformar em animal mais de uma vez. De novo com o tempo dá pra se acostumar e isso mantém a gameplay minimamente rápida mas ainda é irritante.

Quanto aos chefes, eles são decentes porém sinto que há um puta desperdício que nenhum deles se aproveitam da mecânica de transformações, você vai sempre usar a Shantae padrão para eles e a magia de dar dano em toda a tela. O chefe final sinceramente é fácil pra caralho, mas é super mal explicado em como se derrota especialmente a primeira forma, tem que ficar girando pela fase até ele mudar o padrão e ele te permitir atacar, o segundo demorei menos tempo para entender e é bem melhor, mas vai se fuder quem botou aquela sessão de descida no final.

Mas… vamos para o pior ponto é a forma que o jogo é estruturado, ele é recheado de quests e upgrades que por algum motivo são obrigatórios para você continuar no jogo, isso faz com que ele tenha muito backtracking, alguns são como corações e chaves de galeria que servem como uma boa recompensa por exploração, mas o resto é item obrigatório mesmo, isso faz com que você volte várias vezes nelas, não por te recompensar por lembrar e ganhar um bônus maneirinho que te ajuda, mas sim porque você precisa para avançar no jogo. Pelo menos as fases sempre te dizem o que tem nelas antes de entrar (menos um item em específico pra fazer o final bom fds), infelizmente o jogo não conta com um mapa ou menu de quests, fazendo a experiência ser: torça que seu cérebro lembre exatamente o local exato desse obstáculo que no futuro você vai poder passar com power up e isso ocorre mais de uma vez. (De novo minha memória do Curso do pirata não é muito boa, lembro que ele tinha os mesmos problemas de não haver mapa e backtracking, mas sinceramente esse Shantae aqui tá em esteroides, de qualquer forma é bom eu rejogar o Curso do pirata para lembrar se ele era tão bom assim quanto eu lembro).

*Algo cômico é que se você comprar a versão ultimate do jogo sai mais barato que comprar o jogo original com as 3 dlcs foda-se. (o meu é o original hahahaha, vejo se jogo outra hora os outros modos por meios piratex).

Reviewed on Jun 14, 2023


Comments