This review contains spoilers

Depois de 10 anos jogando e rejogando esse jogo pelo menos uma vez por ano, eu fico impressionado com o quanto esse jogo é - pra mim - INCRÍVEL e talvez o melhor de toda franquia (melhor ainda que os remakes de GS ou RS).
A déx da gen 3 por si só é praticamente perfeita, cada pokémon "novo" dela não só se encaixa perfeitamente aos biomas existentes em Hoenn e cada um deles consegue ser inovador (pra sua época) dentro da franquia e único. Citando Hoenn, até a lore dos Red/Blue Orb é, junto com Kanto, é o mapa mais intuitivo da franquia, para um novo jogador ele por si só consegue estimular o mesmo a explorar as cidades e saídas das mesmas pra ir atrás de recursos, enquanto para um jogador veterano, o mapa consegue gerar uma sensação de loop e, ao mesmo tempo progressão como nenhum outro.
Por mais que a história central seja simples, é inegável que ela consegue criar personagens memoráveis tanto com seus diálogos curtos quanto pelo design dos mesmos, sendo talvez o jogo da franquia que mais conseguiu fazer isso (depois de Sinnoh). Personagens como Steven, Wallace, Wattson, Sidney, Birch e principalmente May conseguem ser memoráveis sem realizar movimentos ou falas complexas ou até serem subdesenvolvidos ao longo da história.
Se a main line por si só é excelente o pós game com a caçada de lendários, as novas zonas da Safari Zone e principalmente a Battle Frontier fazem com que não só você seja recompensado por ter fechado o game, mas também por explorar o mesmo de todas as formas possíveis, seja entendendo o enigma dos Regis, usando o Weather Institute apropriadamente para encontrar Groudon e Kyogre ou upando/buildando uma equipe competitiva para a Battle Frontier/Battle Tower. É bizarro pensar que esse jogo de 2004 consegue ser mais completo, complexo e acessível para o público que os jogos atuais, tanto dessa quanto de outras franquias.

Reviewed on Apr 07, 2023


Comments