Welcome to Silent Hill!

Acho que genuinamente, esse foi um dos jogos que mais me deu medo, mesmo sendo já um jogo "DATADO".

A primeira coisa que mais me encantou foi a atmosfera do game, quem já jogou a intro, provavelmente vai saber do que to falando. É impossível NÃO se sentir imersivo e assustado só com aquela intro. Tudo é muito estranho, pois o personagem já chega em uma cidade totalmente sem presença de qualquer ser humano comum e com uma neblina tão intensa que não te permite ver nada, o personagem e a gente já ta mais perdido do que cego em tiroteio, enquanto você persegue o que você acha ser uma pessoa. Sempre fui apaixonado pelo gênero de terror, ainda mais aqueles que exploram um desconhecido tão absurdo que nem é retratado aqui. Uma mistura de obras do Stephen King (como O Nevoeiro por exemplo, servindo como inspiração pro game). Talvez por isso que, mesmo com uma hora de jogo, eu já estava apaixonado por aquele clima e a tensão que o jogo passava mesmo nas Safe Zones, eu já estava desesperado pra sair daquela cidade e ter paz. Os cenários são horripilantes, e capazes de arrepiar todos os cabelos do corpo.

A trilha sonora contribuiu muito também para a imersão... sem brincadeira, acho que não tem uma música ruim ou medíocre nesse jogo, todas são nível BOM pra cima (uma pena não ter nem metade delas disponível em plataformas de música). Destaque para a música "Not Tomorrow", que toca em uma respectiva cena do jogo e que te faz entrar na maior tristeza do mundo (estou escutando ela agora enquanto escrevo isso, admito... estou arrepiado). Akira Yamaoka foi quem fez não só a trilha desse jogo, mas parece que também fez dos próximos três jogos da franquia, eu não ouvi muito, mas do pouco que já experimentei, digo sem tremer, que esse cara é um gênio.

O contexto da narrativa é simples, uma pessoa pela qual você se importa desaparece no meio da cidade e naquela neblina, e você tem que salvá-la e ir embora. A partir dai a história vai se desestruturando com elementos sobrenaturais. Não quero me adentrar muito, justamente para evitar spoilers, mas é muito interessante todo o desenrolar da narrativa, tem muita interpretação e o ritmo é constante, só teve dois momentos que eu senti uma enroladinha que foi a parte dos ESGOTOS (quem jogou talvez entenda do porque pra mim, essas partes prejudicarem o ritmo da gameplay e história). A narrativa por mais que seja interessante e excelente, ela ainda tem um problema que é a falta de informação que o jogo fornece. Existem elementos importantes que vão simplesmente passar batido pelo jogador, não importa quantas vezes você zere, o que acaba impossibilitando alguém de usufruir 100% das camadas que a narrativa apresenta, e foi justamente o que aconteceu comigo, às vezes parece que o jogo deixa mais perguntas do que responde, até mesmo contexto e background de alguns personagens são deixados de lado até o final. A pessoa que zerou e se interessou pelo jogo, tem que fazer um puta TCC pra adentrar de fato na história (o problema é que também tem muita desinformação espalhada pela internet sobre o enredo desse jogo, inclusive canais grandes do youtube contando a história de uma maneira totalmente errada), o que pode desmotivar um pouco a pessoa em querer entender mais desse jogo, o que é uma pena, pois é um jogo que tem muito conteúdo pra explorar, pra ler e etc. Existem algumas conveniências de roteiro, que eu entendo que a função deles é pra fazer a história ir pra frente, mas é bem mal feito, e alguns diálogos chegam a ser bem estranhos (a atuação medíocre meio que colabora um pouco para esses diálogos estranhos).

A gameplay do jogo é travada, seja em movimentação, câmera, combate... tudo que envolve a gameplay. A mecânica é semelhante/quase igual aos jogos Survival Horror da época.

A parte técnica do jogo em relação a sound design é decente, mesmo pros dias de hoje, e a direção das cutscenes também não ficam muito pra trás. Falando nas cutscenes, eu elogio e muito as cenas CG desse jogo, por mais que sejam antigas, ainda é legal de ver, é um trabalho bem feito (pra época que foi lançado deve ter sido o ápice).

Acho legal o fato do jogo ser quase um "MUNDO ABERTO" entre muitas aspas. O jogo tem muito lugar pra explorar, lugares que eu inclusive nunca nem vi durante as minhas duas runs, que quando eu vejo que existem eu acabo nem acreditando. Os desenvolvedores se dedicaram muito pra manter uma cidade interessante de se explorar, mas que acaba não te encorajando o suficiente pra tal ato, principalmente perto da segunda metade jogo onde você segue somente um caminho e não tem muito como explorar o mapa por conta de limitações.

Os puzzles são de altíssimo nível e criativos e por mais que eu goste de solucionar, eu sou simplesmente horrível fazendo isso, então admito que usei um guia pra passar de alguns puzzles do game (ressaltando, o fato de eu ter usado o guia não foi demérito do jogo, eu só sou muito ruim em puzzles).

O fator replay do game é alto, o motivo principal é pela história do jogo, onde você tenta jogar mais vezes pra tentar achar mais pistas e entender mais da história e simbolismos, e também pra explorar áreas antes que você não viu (como eu disse antes, o próprio jogo não colabora pra isso)

Minha primeira experiência com Silent Hill que eu tive em toda a minha vida e eu simplesmente não sabia nada do jogo ou da franquia em si, fico grato por finalmente ter tido a oportunidade de jogar. Foi agradável, o que é irônico pra um jogo de terror que tenta te deixar desconfortável. Silent Hill deve ser uma das franquias na qual eu sempre tive muita curiosidade de tentar, mas eu tinha uma extrema preguiça de jogar, pois sabia que a única maneira que tinha, seria através de emuladores e eu nunca tive muita paciência pra mexer com esses programas, mas eu deixei essas frescuras de lado e decidi dar uma chance.... que bom que aconteceu.

PS: não é querendo dizer nada não, mas assim, um remake desse jogo acho que seria mais bem-vindo do que o do 2....

Reviewed on Oct 09, 2023


3 Comments


7 months ago

Vai partir pro 2, 3 e 4 agora?

7 months ago

@CDX com toda certeza que eu vou, inclusive, o 2 eu já to finalizando.

7 months ago

Aguardo reviews. 👀