Estou aqui para o meu segundo jogo da franquia Final Fantasy, e novamente volto aqui com mais um jogo talvez... decepcionante? Não quero ser bastante enrolado na introdução desta review, mas já digo que não odiei FF2, mas por outro lado, eu gostei de jogar, apesar dos terríveis problemas desse jogo. Enfim, vamos para a review:

Jogabilidade[3.5/5]: Já digo que está categoria aborda apenas a questão de jogabilidade, mas de certa forma terei que utilizar de argumentos posteriores para afirmar essa minha nota em jogabilidade. Primeiramente, uma jogabilidade bastante desperdiçada... Esse jogo me deixou frustado em diversos pontos, até por que, a liberdade em que ele te coloca para poder montar os personagens da forma como vc quiser, ao mesmo tempo em que essa liberdade é reprimida por uma forte opressão do nivelamente de todo o jogo. É chato e repetitivo treinar os personagens durante a aventura, tive que parar para grindar diversas vezes durante o jogo, e isso é revoltante, porque esse jogo consegue te incitar a treinar todos os personagens, que inclusive, outra coisa torna a jogabilidade como um empecilho durante a jornada, que é o quarto personagem da party. O jogo reveza isso durante toda a jornada, e MEU DEUS! Por qual motivo o personagem tem que vir tanto desnivelado? De qualquer forma, ainda assim gostei da diferença entre o primeiro jogo e o segundo em tentar algo diferente do básico, que é explorado no primeiro jogo da franquia.

Dificuldade[4/5]: Difícil, muitas vezes te obrigando a fazer bastante grinding, porém de certa forma não chega a ser igual o jogo anterior. Que me deu um susto com o boss final sendo absurdamente apelão. Nesse jogo, os bosses são mais fáceis do que as próprias bestas das dungeons. Talvez eu esteja sendo bem gentil nessa nota, já que comparado com o último jogo que era absurdamente fácil, nesse o jogo é bem nivelado até o fim, não chegando a ser injusto em nenhum aspecto, mas ao mesmo tempo ele é injusto em te obrigar a grindar intensivamente para se adequar.

Direção de arte[4.5/5]: É um remaster, bem bonito, arte com belos traços, curtscenes fofinhas, entre outros aspectos. Foram fieis a obra original e pegou um estilo de arte bem básicão em pixel art. Porém, não é feio, acho o designe de cada personagem muito bem trabalhado e com personalidade. Além de claro, o designe dos monstros e bosses que são muito bons. Porém, os cenários ainda são meio simplezinho. Nada inovador.

História[4/5]: MUITO MELHOR QUE O PRIMEIRO JOGO. O primeiro jogo nem tentou fazer uma história, já esse final fantasy 2, tentou bastante e supriu minhas expectativas. Me senti um pouco imerso na história, apesar de ainda ser meio toscona, ela tenta se levar a sério de forma até que bem feita. Porém, tenho que ressaltar aqui que eu não me senti muito apegado a nenhum personagem específico, até por que o sentimento é que eles não tem tanta presença de gameplay. De todo o meu tempo de gameplay eles conversam muito pouco, então acho que isso pesa bastante. Além de claro, o quarto personagem da party nunca ter tempo de ter um bom desenvolvimento.

Trilha sonora[4/5]: Algumas soundtracks desse jogo são muito boas, ouviria por horas fácil, mas ai que ta o problema, é repetida diversas vezes durante todo o jogo e meio que fica por isso mesmo. É um remaster muito fiel nesse ponto talvez? Eu não sei, nunca vi o jogo original. A maioria das dungeons tem a mesma música, salvo algumas excessões de duas dungeons específicas que tem soundtracks bem daoras, porém isso não se repete no jogo, e ele basicamente tem trilhas sonoras que são replicadas em quase todo o jogo até o final.

Gameplay[1/5]: 20 horas grindando excessivamente, esse é o final fantasy 2. Eu sinceramente, acho as dungeons desse jogo menso extressantes do que o do jogo anterior, eu até me divertir na última dungeon, algo que eu não esperava, até por que o primeiro jogo da franquia é bem pessímo nesse ponto(A dungeon final é extressante demais). Enfim, o meu ponto aqui é: Se não fosse o fato de ter que ficar nivelando os personagens toda hora e treinando cada status, magia entre outros pontos seria bem mais divertido. Porém, esse jogo tem que se utilizar dessa dificuldade artificial para extender seu tempo de jogo absurdamente. E ainda é dito que nesse remaster o jogo é mais nivelado para a gameplay atual(se isso for verdade tenho dó de quem jogou o original). No fim, vale a pena ter todo o tempo investido? Talvez sim se você gostar de espancar os bosses desse jogo.

Conclusão[3.5/5]: Acredito que final fantasy 2 tentou dar um grande passo na epóca errada, ou talvez esse jogo foi importante para que os jogos posteriores fossem aperfeiçoados. Sinceramente, esse jogo quase poderia se tornar algo marcante para mim, porém infelizmente ele me deu mais raiva do que felicidade de fato. A história não é ruim, mas de certa forma ela é ainda um pouco tosca. E essa luta interna minha em querer amar esse jogo, mesmo eu nem sendo muito chegado a franquia final fantasy, me instiga a entender de onde vem esse sentimento e por que esse jogo me pareceu ser bom. Eu não consigo entender de fato, esses sentimentos misturados e intensos que tenho com esse jogo. E sim, gostei do jogo no fim apesar da nota baixa(no meu coração esse jogo é um 4.5, porém tenho que ser verdadeiro com a nota aqui). Gostei do jogo, mas sinceramente, dúvido que você leitor vai gostar. Enfim, recomendo caso não se importe em passar muito tempo farmando, talvez você também consiga enxergar a parte bela desse jogo, da mesma forma como eu exerguei.

Reviewed on Apr 06, 2023


Comments